Business Angels do Porto financiam robôs de monitorização da OMNITA

 

7/05/08 

 

Um grupo de seis Business Angels do Invicta Angels – Associação de Business Angels do Porto, oficializou, no passado dia 28 de Abril, a tomada de uma participação de 30% no Capital Social de €100.000 da OMNITA – Sistemas Autónomos para Monitorização, S.A.

 

O restante financiamento deste projecto, que vinha sendo acompanhado por Business Angels do Porto desde a sua apresentação pública no Empreenda Minho em Maio de 2007, proveio dos próprios promotores (25%) e da InovCapital – Sociedade de Capital de Risco, SA (45%).

 

A OMNITA dedica-se à prestação de serviços e desenvolvimento de soluções para monitorização remota, integrando sistemas autónomos e tecnologia sensorial de precisão para a maximização da qualidade da informação recolhida. Mais concretamente, a empresa presta serviços de observação/monitorização aérea, terrestre e subaquática -com recurso a veículos (robots) não tripulados de pequena dimensão- em áreas de actividades diversas, tais como a construção civil e obras públicas, consultoria ambiental e de engenharia, produção agrícola, aquacultura e publicidade, entre outras.

 

Paralelamente, os Promotores pretendem vir a desenvolver uma tecnologia na área dos sistemas autónomos para monitorização, desenhando soluções próprias com o objectivo de as patentear e eventualmente licenciar. Os engenheiros electrotécnicos promotores do projecto estão também a perspectivar a intervenção em novas áreas como a nanorobótica aplicada à Medicina.

 

A perspectiva do negócio é global, segundo declarações de André Bianchi Figueiredo, um dos promotores, que afirma que “não nos queremos focar, exclusivamente, no mercado nacional. Estamos já a negociar uma parceria para Espanha e queremos chegar a outros pontos do globo."

 

Ricardo Luz e José Carlos Albuquerque, dois dos Business Angels envolvidos na OMNITA, e que já tinham estado ligados a financiamento de Business Angels na Fluidinova – Engenharia de Fluídos, S.A. e na Micropólis – Produção e Desenvolvimento de Polímeros em pó, S.A., afirmam que “é objectivo do Invicta Angels continuar a dinamizar a rede de Business Angels do Porto para que este seja mais um de muitos projectos a desenvolver no âmbito da sua actuação”.

 

 

Invicta Angels – Associação de Business Angels do Porto (www.invictaangels.pt), é uma entidade de direito privado, cujo objecto social consiste na promoção e gestão de uma rede de Business Angels na Região Norte, com especial incidência na Área Metropolitana do Porto.

 

Business Angels – são investidores individuais, normalmente empresários ou directores de empresas, que investem o seu capital, conhecimentos e experiência em projectos liderados por empreendedores que se encontram em início de actividade. O objectivo dos investimentos é a sua valorização a médio prazo, na expectativa da alienação posterior a outros interessados.

 

O Invicta Angels foi um dos Fundadores da FNABA – Federação Nacional de Associações de Business Angels actualmente constituída por:(www.fnaba.org),

– Alenbiz – Associação de Business Angels do Alentejo

Algarve Business Angels – Associação de Business Angels do Algarve

Business Angels Club – Associação Portuguesa de Investidores em Start-Ups  

– Centro Business Angels – CEC/CCIC

Clube de Business Angels da Covilhã

– Clube de Cascais – Associação de Investidores de Cascais

– Invicta Angels – Associação de Business Angels do Porto

– OPEN Business Angels

– Vima Angels – Associação de Business Angels de Guimarães

 

 

Com os melhores cumprimentos,

 

Ricardo Luz

 

Presidente

Invicta Angels Invicta Angels – Associação de Business Angels do Porto

www.invictaangels.pt

 

Vice Presidente

FNABA – Federação Nacional de Associações de Business Angels

www.fnaba.org


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt