3º Concurso de Criação de Empresas Inovadoras de Base Científica e Tecnológica

 

 

A OPEN – Associação para Oportunidades Específicas de Negócio, em parceria com a INOVCAPITAL, e no âmbito da Rede CEMICRO – Rede de Competência de Microfabricação, iniciativa co-financiada pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, promove o 3º Concurso de Criação de Empresas Inovadoras de Base Científica e Tecnológica.

 

Objectivos

São objectivos do concurso:

          Difundir a cultura científico-empreendedora

          Despertar o interesse pelo empreendedorismo, particularmente junto da comunidade universitária, como alternativa ao emprego tradicional.

          Potenciar e facilitar a criação de novas empresas, nomeadamente as tecnológicas, fruto do potencial inovador de projectos desenvolvidos nas universidades.

          Dinamizar a actividade científico-tecnológica.

Projectos Enquadráveis

– As ideias e projectos a desenvolver devem ser de base científica e tecnológica e corresponder a um novo produto, uma nova aplicação dum produto existente, um novo processo ou um novo serviço.

– As ideias deverão conduzir à constituição de uma nova empresa, no âmbito do FCR Finicia inserido no Programa Finicia – Eixo 2, sendo que a empresa deverá ainda instalar-se e cumprir o respectivo período de incubação na Incubadora OPEN.

– As ideias a concurso deverão ser originais, sendo os proponentes responsáveis pela sua originalidade.

– Serão valorizados projectos relacionados com áreas tecnológicas emergentes, nomeadamente a área das microtecnologias.

Concorrentes

– Podem concorrer pessoas singulares, com mais de 18 anos, individualmente ou em grupo, bem como pessoas colectivas constituídas há menos de um ano, que pretendam desenvolver projectos e ideias que ainda não entraram na fase de exploração comercial.



Processo de Avaliação

– A análise e selecção das ideias a concurso será feita por um júri nomeado especialmente para o efeito e terá em conta os seguintes critérios de avaliação:

a)     Viabilidade técnica e económica do projecto

b)     Intensidade tecnológica e grau de inovação

c)     Relação com a área das Microtecnologias

d)    Curricula académico e profissional e complementaridade dos promotores

e)     Potencial de mercado e internacionalização

f)     Robustez da Ideia a eventuais mudança
s de contexto

– Serão pré-seleccionados os cinco melhores projectos e os seus promotores serão convocados para uma entrevista para defesa do Projecto.

Prémios

– Serão atribuídos prémios aos dois projectos melhor classificados.

O primeiro prémio traduz-se na participação da INOVCAPITAL no Capital Social da Empresa a constituir, até um valor de 45.000 € (quarenta e cinco mil Euros), desde que se cumpram as seguintes condições:

                          i.      A Empresa ser constituída ao abrigo do FCR FINICIA do Programa Finicia – Eixo 2;

                         ii.      A empresa assinar contrato de Incubação com a OPEN, com a duração mínima de um ano.

– O segundo prémio consiste no acompanhamento e aconselhamento à elaboração do Plano de Negócios a efectuar pelo promotor.

Candidaturas

– As candidaturas ao concurso deverão ser formalizadas através de formulário próprio que poderá ser solicitado nas instalações da OPEN ou na internet em http://www.open.pt

As candidaturas deverão ser recebidas na OPEN até ao dia 17 de Maio de 2008.

 

Informações

OPEN – Oportunidades Específicas de Negócio

www.open.pt


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2020 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt