Cascais: Jovens empreendedores colocam cacifos na praia Carcavelos

 

Pode consultar o artigo seguinte, no site : ww1.rtp.pt/noticias/index.php

 

 

 

 

A praia de Carcavelos terá brevemente cacifos à disposição dos surfistas e banhistas que ali se dirigem, uma ideia de quatro estudantes do concelho de Cascais, seleccionada para um encontro de jovens empreendedores europeus, que terminou hoje na cidade.

 

"O nosso projecto consiste na colocação de cem cacifos na praia de Carcavelos, que não tem uma sazonalidade muito marcada — há surfistas o ano inteiro", contou à Lusa Maria Carolina Fernandes, de 19 anos, uma das jovens empreendedoras autora da ideia.

 

Para a ideia ganhar forma já só falta "marcar uma reunião para o licenciamento do projecto", porque "o investimento não é um problema".

Maria Carolina e Diogo Guerra, também de 19 anos, explicaram que "o júri do encontro gostou bastante do projecto" e "já há várias pessoas interessadas em investir nele".

 

Uma ideia que nasceu baseada numa necessidade. Maria Carolina faz surf há alguns anos e, como ia para a praia de comboio, enquanto estava dentro de água era obrigada a deixar as coisas no areal, "abandonadas". "Estava sempre preocupada e deitar um olhinho às coisas", contou.

 

O grupo de estudantes da Escola Superior de Hotelaria do Estoril calcula que o projecto "Praia Segura" necessita de um investimento na ordem dos 15/20 mil euros. "Nesse valor está incluído o preço dos cacifos, a sua colocação, e posterior manutenção", explicaram.

 

O "The Pitch!2008" é um workshop de quatro dias, durante os quais 25 jovens empreendedores de Portugal, do Reino Unido, da Suécia e da Finlândia, apresentaram as suas ideias, tendo em vista angariar financiamento, dinamizar redes de contactos, conhecer novos mercados e desenvolver capacidades negociais.

 

A final realizou-se este ano, pela primeira vez, em Portugal, organizada pela GesEntrepeneur, com o apoio da DNA Cascais e da Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a Stockholm School of Entrepreneuship (Escola de Empreendedorismo de Estocolmo), a Simfonec e a Cass Business School.

 

Além do "Praia Segura", foram escolhidos para este encontro europeu de empreendedores mais três projectos de jovens portugueses, mas "por estarem no início", e porque "o segredo é a alma do negócio", Pedro Sousa, de 30 anos, e Isabel Metello, de 39, preferiram não se alongar muito em explicações. Ambos fazem um balanço "muito positivo" da participação no "The Pitch!"

"Este encontro vai ajudar muito a andar com o projecto para a frente. Aqui aprendemos a transmitir a ideia, de modo a conseguirmos um retorno mais imediato", contou Pedro, que apresentou "Cook in Box", um projecto na área da produção alimentar.

 

Já a Isabel, para avançar com o "Artesanato Urbano", projecto na área da imprensa segmentada, falta apenas o financiamento.

"Há dois anos que estou a desenvolver esta ideia. Já percebi que tem pernas para andar, porque tenho tido um feedback muito positivo. Agora só falta mesmo o dinheiro", disse.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt