novo livro de Ozires Silva

 

Ozires Silva, o empreendedor brasileiro de referência que tive a oportunidade de receber em Portugal no último Venture Capital IT, concedeu uma entrevista à Gazeta Mercantil sobre a publicação de mais um livro.

 

Após o lançamento em Portugal do livro "Cartas a um Jovem Empreendedor", para o qual tive oportunidade de realizar a apresentação em pleno congresso, Ozires lança agora no mercado brasileiro o livro "Nas Asas da Educação – A trajetória da Embraer" (Editora Campus-Elsevier).

(Disponível em várias livrarias online)

 

Fica a sugestão de entrevista para os interessados:

 

 

Ozires Silva – Escrevi a história da Embraer em 1998 e a lancei na comemoração dos 30 anos do primeiro vôo do Bandeirante. O livro foi publicado por uma pequena editora que fechou. Na época, não consegui uma editora grande que se interessasse por ele. Após o fechamento da editora, recebi os direitos de comercialização e comecei a procurar uma editora maior para reimprimir o livro que já estava em falta nas livrarias.

InvestNews – Foi assim, então, que o senhor procurou a editora Campus-Elsvier, que já havia editado um outro livro seu, o "Cartas a um jovem empreendedor"?

Ozires Silva – Isso mesmo. Mas a Campus não quis republicá-lo e me pediu um livro mais completo. A história da Embraer daquela época até hoje. Comecei a pensar e percebi que a Embraer é uma criação do ITA. E, então, resolvi que o livro deveria falar sobre educação e mostrar que o trabalho da Embraer é o resultado de um projeto educacional bem feito pela força aérea.

InvestNews –A principal preocupação do livro é informar sobre a educação no Brasil?

Ozires Silva – Sim. O capítulo I fala sobre as idéias que levaram ao ITA e à Embraer, enfatizando a importância da educação para o desenvolvimento do país. O propósito do livro foi exatamente esse: demonstrar como a educação pode construir a riqueza nacional. A educação tem que ser prioridade. Não prioridade governamental, mas uma propriedade na cabeça de cada um. A maior preocupação dos pais é preparar os filhos para as lutas que vão enfrentar na vida e para serem vencedores.

InvestNews – O senhor fala muito em educação e em empreendedorismo, acha que as duas coisas estão ligadas?

Ozires Silva – Claro. O empreendedor tem que ser competente. No início do livro, comento a incrível influência que a educação exerce sobre a transformação. A educação transforma organizações, instituições e a nós mesmos. Tendemos a transferir a responsabilidade para o governo quando ela pertence a cada um de nós. A própria Embraer tem hoje uma universidade corporativa. Os empregados da Embraer, por exemplo, só entram para trabalhar no chão de fábrica da empresa depois de enfrentar um ano de treinamento.

InvestNews – O senhor daria algum conselho aos empreendedores do Brasil?

Ozires Silva – O Brasil é hostil com relação aos empreendimentos. O empresário é malvisto pela população. O empreendedor não acredita que o lucro de sua empresa é justo. O trabalhador aqui no País é endeusado. Há até uma CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para proteger o trabalhador contra a ganância do empreendedor. Os empregos dependem do empreendedor. Sem empreendedor não há emprego. No livro, procuro explorar tais aspectos, mostrando que o empreendimento nasce da capacidade de inovar e da capacidade de a pessoa acreditar.

 

[entrevista completa]

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt