2ª Semana Nacional de Business Angels » 22-27/ Setembro

 

Evento vai passar por Évora, Marinha Grande, Coimbra, Guimarães, Estoril e Ponta Delgada.

 

  » Apresentação da 2ª Semana de Business Angels: ficheiro .pdf (5,2 Mb)

 

A FNABA vai organizar de 22 a 27 de Setembro a 2ª edição da Semana Nacional de Business Angels (SNBA). Este ano, a iniciativa vai passar por 6 regiões, tendo como principal objectivo divulgar a actividade dos Business Angels e contribuir para o crescimento da rede de investidores em Portugal.

 

A actividade dos Business Angels tem obtido uma crescente atenção por parte da Sociedade Civil, em particular devido à intervenção deste perfil de investidores em algumas operações que alavancaram projectos de jovens empreendedores qualificados, bem como fruto do reconhecimento legal dos Business Angels (Investidores em Capital de Risco) através do Decreto-Lei 375/2007 (8 de Novembro).

 

Por sua vez, a realização em Portugal de diversos eventos internacionais de Business Angels (7º Congresso Europeu de Business Angels , Business Angels Leaders Forum e EASY Investment Forum) contribuiu igualmente para que cada vez mais investidores surgissem e se organizassem em rede, como o demonstra a constituição, desde a fundação da FNABA, de 4 novas associações: Vima Angels (Guimarães), Alenbiz (Alentejo), Centro Business Angels (Coimbra) e OPEN Business Angels (Marinha Grande).

 

Segundo dados recentemente publicados pela European Business Angels Network (www.eban.org), existem já em Portugal 461 Business Angels, tendo a FNABA identificado na sua rede 413 mil euros investidos durante o ano de 2007, o que permite antecipar uma SNBA muito participativa e construtiva.

 

A organização desta Semana, centrada na realização de seminários e sessões de apresentação de negócios, visa, assim:

» Proporcionar a divulgação de forma descentralizada da actividade dos Business Angels e das mais-valias que o seu envolvimento pode trazer às start-ups;

» Ajudar a melhorar o conhecimento sobre a actividade dos Businesss Angels, como detentores de “Smart Money” (dinheiro, mas também “know how” e rede de contactos);

» Divulgar a posição da FNABA em relação às alterações que devem ser verificadas ao nível do regime fiscal para que a actividade dos Business Angels possa ser mais dinamizada;

» Sensibilizar investidores para que estes se afirmem como potenciais Business Angels;

» Aumentar o número de Business Angels activos nos clubes regionais;

» Sensibilizar os empreendedores para que estes considerem esta forma de financiamento como alternativa e complementar às habituais;

» Aproximar empreendedores e investidores.

 

A 2ª Edição da SNBA surge na sequência do sucesso da primeira, realizada em Março de 2007 em que participaram 500 pessoas e onde foram apresentados 7 projectos de investimento que procuravam um total de 3,3 milhões de euros. Particular destaque para o projecto MyGuide (www.myguide.pt), apresentado na sessão do Estoril que, após esta, foi bem sucedido na angariação do capital de que necessitava junto de Business Angels e da InovCapital.

 

As intervenções desta 2ª Edição serão mobilizadas pelas comunidades regionais de Business Angels, estando previstas para os seguintes locais:

 

Dia

Organização

Local

22/ Set

Alenbiz

Business Angels de Faro

Évora

23/ Set

OPEN Business Angels

BA de Santarém (em constituição)

Marinha Grande

24/ Set

Centro Business Angels

BA da Covilhã

Coimbra

25/ Set

Vima Angels

Invicta Angels

Guimarães

26/ Set

Business Angels Club

Clube de Cascais

Estoril – Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

27/ Set

Business Angels locais

Ponta Delgada

 

 

O conceito de SNBA tem origem em França onde a iniciativa possui uma importante expressão a nível nacional e se manifestou exemplar ao nível europeu na aproximação ao público, desmistificando a actividade junto de empreendedores e potenciais investidores. A edição deste ano está prevista para Outubro, sendo as expectativas igualmente de superar os 1.500 participantes de 2007 que se distribuíram pelas cidades de Nantes, Grenoble, Strasbourg, Toulouse e Paris.

 

 

REGIME FISCAL DE BUSINESS ANGELS

Um dos principais temas em debate durante a 2ª SNBA reside nas medidas fiscais que a FNABA considera serem essenciais para que a actividade dos Business Angels possa crescer em Portugal. Apesar do enquadramento legal estabelecido para os “Investidores em Capital de Risco”, esta figura apresenta-se pouco atractiva e “só um business angel mais distraído irá constituir a sociedade unipessoal para deter os seus investimentos”, de acordo com um estudo divulgado pela consultora internacional Mazars. São várias as medidas possíveis para ultrapassar esta situação, sendo, sobretudo, de considerar o enquadramento fiscal patente em países como a França e o Reino Unido.

 

APRESENTAÇÃO DE PROJECTOS

Em toda as regiões mencionadas serão identificados projectos de investimento por parte de empreendedores que se encontrem à procura do capital, do conhecimento e da experiência de Business Angels. Após uma prévia selecção pelos responsáveis de cada evento, os empreendedores terão oportunidade de se apresentar aos investidores locais através de um breve Elevator Pitch à semelhança do sucedido na 1ª Edição.

 

Todos os interessados em apresentar negócios deverão aceder ao website da FNABA (www.fnaba.org) e preencher o formulário disponível para o efeito.

 

BUSINESS ANGELS

Business Angelssão investidores individuais, normalmente empresários ou directores de empresas, que investem o seu capital, conhecimentos e experiência em projectos liderados por empreendedores que se encontram em início de actividade. O objectivo dos investimentos é a sua valorização a médio prazo, na expectativa da alienação posterior a outros interessados.

 

A FNABA – Federação Nacional de Associações de Business Angels é actualmente constituída por:(www.fnaba.org),

– Alenbiz – Associação de Business Angels do Alentejo

Algarve Business Angels – Associação de Business Angels do Algarve

Business Angels Club – Associação Portuguesa de Investidores em Start-Ups  

– Centro Business Angels – CEC/CCIC

Clube de Business Angels da Covilhã

– Clube de Cascais – Associação de Investidores de Cascais

– Invicta Angels – Associação de Business Angels do Porto

– OPEN Business Angels

– Vima Angels – Associação de Business Angels de Guimarães

 

Para mais informações sobre a 2ª SNBA contacte:

 

FNABA – Federação Nacional de Associações de Business Angels

www.fnaba.org ; info@fnaba.org

Tel: (+351) 21 441 64 60 ; Fax: (+351) 21 441 73 87

Rua 7 de Junho de 1759, Nº 1

Lagoal – 2760-110 Caxias

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt