Prémios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação batem recorde de inscrições

 

 

 

 

De acordo com a Universia Brasil a 4ª edição dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação bateram o recorde de inscrições. Em 2008, o número de inscritos aumentou 26% em relação ao ano anterior. No total, 1.912 candidatos se inscreveram, 1550 para o prêmio de empreendedorismo e 362 ao de ciência e inovação. Em 2007, foram inscritos 1.522 projetos. A partir do dia 5 de setembro começam as avaliações iniciais dos sumários executivos dos candidatos ao Prêmio de Empreendedorismo. A cerimônia nacional, em que serão conhecidos os ganhadores dos prêmios em todas as suas categorias, está marcada para o dia 18 de novembro.

No total serão distribuídos R$ 350 mil em prêmios para os vencedores.

Categoria 2008 2007
Empreendedorismo 1550 1177 32%
Ciência e inovação 362 345 5%
Total consolidado 1912 1522 26%
Nº de IES com inscrições 244 182 34%

Segundo Jamil Hannouche, vice-presidente do Santander, o aumento do número de participantes dos prêmios a cada ano é um sinal da consolidação deles entre universitários e pesquisadores. "Os Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação representam uma das ações mais importantes do Santander Universidades no País porque revelam talentos e incentivam a atitude empreendedora e a pesquisa científica, beneficiando tanto o mundo acadêmico quanto às comunidades envolvidas com os projetos", afirma Hannouche.

Neste ano, graduandos, pós-graduandos e pesquisadores-doutores de 244 IES (Instituições de Ensino Superior) irão participar dos prêmios. O acréscimo foi de 34% se comparado a 2007, em que houve a participação de candidatos de 182 IES. Para Alina Correa, diretora-geral do Universia Brasil, o aumento no número de IES participantes também é um sinal da consolidação dos prêmios no meio acadêmico. "O crescimento no número de IES com inscrições nos prêmios, em relação à edição anterior, é um reflexo do trabalho coletivo realizado junto às universidades, que, cada vez mais, se comprometem em apoiar e incentivar a participação de seus alunos e docentes", afirma Alina.

Os prêmios mantêm como proposta revelar e divulgar para a comunidade acadêmica e para o meio empresarial o talento dos autores de projetos ou idéias inovadoras que contribuirão para o desenvolvimento sustentável do País. O Prêmio Santander de Empreendedorismo se destina a graduandos e pós-graduandos que desenvolvam o melhor plano de negócios. O prêmio é concedido nas categorias: Cultura e Educação; Tecnologia da Informação e Comunicação; Indústria; e Biotecnologia. O Prêmio de Ciência e Inovação, também é dividido em categorias: Tecnologia da Informação e Comunicação; Indústria; e Biotecnologia. Ele premia doutores que produzirem as melhores pesquisas de caráter tecnológico inovador. O vencedor de cada categoria receberá R$ 50 mil.

A região do País que reúne o maior número de inscritos é a Sudeste, que lidera com 1.028 projetos, equivalente a 54% do total. A maior parte das IES é proveniente dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste somam juntas 25% das inscrições, sendo boa parte originária da Bahia e Pernambuco. As Instituições do Sul correspondem a 21% dos inscritos vindos, principalmente, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.     

                      in http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=16605

 

 

 

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt