Convite à participação no 10º Encontro Gesventure

 

Website do 10º Encontro Gesventure

 

No próximo dia 28 de Outubro iremos realizar, em Cascais, o 10º Encontro Gesventure, conscientes de que a nossa perseverança e a nossa postura activa muito têm contribuído para transmitir à Sociedade Civil, e em particular aos Empreendedores portugueses, algumas das características estruturantes, e de cuja verificação depende, uma Indústria de Capital de Risco transparente e dinamizadora da criação de riqueza no nosso País.

 

Esta realidade é tanto mais importante quanto todos nós sabemos que uma "coisa" de que não se fala não existe pelo que somente com o recurso à palavra se consegue dar vida às coisas e quanto mais delas se fala, mais vão crescendo e ganhando forma.

 

Ora, numa altura em que o nosso País tem de dar um passo irreversível na adopção de uma Cultura Empreendedora – e esta faz-se, fundamentalmente, com o recurso a uma nova "onda" de Empreendedores – torna-se necessário dar às pessoas, de um modo geral, e aos Empreendedores em particular perspectivas de realização dos seus "sonhos" mais profundos, através da divulgação dos diversos mecanismos e Entidades que fazem parte do actual Ecossistema de suporte ao Empreendedorismo que, ano após ano, se vai afirmando em Portugal.

 

Aquilo que de mais relevante me apraz registar – e continuar a envolver afincadamente na criação da citada Cultura Empreendedora – são as grandes histórias de sucesso entre empresas, criadas neste inicio de século, que se devem a ideias aplicadas por pequenos empresários não provenientes da comunidade empresarial convencional, mas sim de grupos de estudantes de algumas das melhores universidades a nível global.

 

Acresce ainda que muitas das inovações que irão condicionar/moldar o nosso futuro ainda não foram captadas pelo "radar" das principais empresas ou dos países mais evoluídos, apesar de estes controlarem os investimentos que podem criar ou asfixiar as inovações e portanto trazer, ou não, novos produtos ou serviços para o mercado.

 

Esta realidade terá de nos fazer acreditar, a todos sem excepção, que se torna possível através de uma metodologia assente na Verdade, Humildade e Solidariedade – vide a propósito o excelente livro do ex-Gestor Bancário João Ermida – mobilizar os Jovens portugueses a criarem as suas empresas, por forma a serem capazes de identificar/criar os produtos e serviços que possam vir a fazer a diferença num mercado global cada vez mais competitivo mas ao mesmo tempo mais gerador de novas oportunidades.

 

À semelhança dos Eventos anteriores iremos ter no nosso Encontro os diversos players que possuem responsabilidades no actual Ecossistema do Empreendedorismo nacional, o que irá permitir a todos os participantes reflectir sobre a realidade actual do capital de risco e do Empreendedorismo nacional, pelo que não poderei deixar de incentivar os interessados para aproveitarem esta excelente oportunidade de ficarem a saber, um pouco mais, sobre a citada realidade e suas perspectivas de desenvolvimento num futuro próximo.

 

Conto convosco no próximo dia 28 de Outubro!!!!

 

Um abraço do

Francisco Banha

CEO da Gesventure, SA


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt