Players do Desenvolvimento Económico reuniram em Penela

(Prolote), (Grupo Lucius), Fernando Guerra (Pró-Reitor da Universidade de Coimbra), António Cunha (Instituto Pedro Nunes)

 

José Eduardo de Carvalho (Presidente do NERSANT), Homero Cardoso (Director do Tecnopolo de Abrantes), António Jorge Costa (AICEP Capital Global), Pedro Saraiva (Sociedade Portuguesa de Inovação)

Gonçalo Quadros (Critical Software), Francisco Banha (FNABA), Patricia Valinho (Y-Dreams), Nuno Saraiva da Ponte (Instore Media)

Joaquim Goes (BES; Plataforma Compromisso Portugal), Raul Rosado Fernandes (Ex-EuroDeputado), Mira Amaral (Fórum para a Competitividade), Pedro Passos Coelho (Fomentinvest), João Paulo Leonardo (Revista Invest)

 

No passado sábado, realizou-se no Auditório Municipal de Penela, a 3ª edição do Fórum de Desenvolvimento Económico, recheado de nomes sonantes na área do Empreendedorismo e da economia nacional.

Mais uma vez Penela demonstrou que este Fórum é cada vez mais uma referência na região e também a nível social, não só porque demonstra a dinâmica deste concelho do interior, como suscita o debate de temas actuais da economia, com a presença de alguns dos mais entendidos a nível nacional.

No fórum deste ano, na sessão de abertura feita pelo Dr. Francisco Banha e o Eng.º Paulo Júlio, foi referido que este evento é como que o encerramento de um ano importantíssimo para o concelho, marcado por vários acontecimentos fundamentais para o desenvolvimento deste concelho, não só com investimento público, mas principalmente ao nível do investimento privado. O que revela que o concelho, apesar da crise económica que se faz sentir, tem gerado cada vez mais interesse e atracção junto dos investidores privados.

A parte da manhã foi marcada pela apresentação pública de alguns dos importantes projectos para este concelho, o Empreendimento Habitacional da Camela, “Encostas de Penela”, cerca de 48 apartamentos T3 e T4 a custos controlados, já em fase de execução com os trabalhos de desaterro. A apresentação do Empreendimento Turístico da Aldeia do Esquio e Pessegueiro, que durante a semana foi capa dos principais jornais regionais, uma vez que se trata de um grande investimento neste concelho do Pinhal interior Norte, apostando na reabilitação de duas aldeias abandonadas da Serra do Espinhal e por fim, a apresentação do HIESE, Habitat de Inovação Empresarial em Sectores Estratégicos, previsto para a Quinta do Vale do Espinhal, onde se pretende criar um centro empresarial, apostando nos produtos endógenos do concelho, turismo, floresta e energias renováveis.

Durante a tarde no Painel “Empreendedorismo e Capital de Risco”, foram apresentados casos de sucesso como da Y-Dreams, Critical Software e Instore Media, que além de serem exemplos ao nível da inovação e empreendedorismo, são também exemplo de quem arrisca no crescimento utilizando o Capital de risco e obtendo sucesso.

Este fórum encerrou com um tema bastante actual e que tem sido de destaque na comunicação social neste último mês, “Portugal na Próxima Década”, um tema que foi baseado na crise actual em que Dr. Pedro Passos Coelho, o Dr. Joaquim Goes, o Eng.º Mira Amaral e o Professor Doutor Raul Rosado Fernandes discutiram a situação actual do país e o que fazer para inverter o sentido da crise. Um painel que gerou um grande debate e confronto de muitas ideias, deixando à plateia repleta de empresários da região e estudantes da área, algumas sugestões para minorar este difícil momento que o país atravessa.

Neste 3.º Fórum de Desenvolvimento Económico, a mensagem deixada foi a de que “vale a pena acreditar, arriscar e investir em Penela”, transmitida ao longo de todo o dia nos diversos painéis apresentados: “Investimento estratégico em Penela”, “Oportunidades para investimento local”, a que se juntam os mais abrangentes “Empreendedorismo e capital de risco” e “Portugal na próxima década”, demonstrando que o concelho de Penela é cada vez mais uma oportunidade!

Texto extraído de: http://www.cm-penela.pt/noticias.php?idnoticia=370 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt