Netinvest – entrar em novos mercados

in Diário de Notícias 28/11/08

Empresários vão ter apoio institucional para entrar nos novos mercados

 

O Governo lança [hoje] o Netinvest, uma iniciativa de apoio ao investimento em Portugal por parte dos empresários portugueses que vivem no estrangeiro e, simultaneamente, de apoio às PME que queiram entrar em novos mercados. O programa foi preparado nos últimos dois anos pelos ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Economia e coloca, desta vez na prática, todas as embaixadas e consulados portugueses no mundo a fazerem comércio.

O Netinvest aproveita as oportunidades do QREN e faz da rede diplomática e consular um balcão onde os empresários se podem candidatar ou obter informações para se candidatarem na Internet através de uma ferramenta chamada "portuguese link". A gestão de todo o projecto, que arranca em Janeiro de 2009 com um investimento inicial de dois milhões de euros, será entregue ao AICEP, presidido por Basílio Horta.

Segundo António Braga, mentor do projecto, a ideia é "ajudar o País, ajudando os empresários portugueses com uma ‘via verde’ para o investimento nas embaixadas e consulados". Para o secretário de Estado das Comunidades, "é preciso lembrar que há cerca de 120 mil empresas de portugueses no estrangeiro, sendo que 20 mil delas são grandes empresas". Esta rede que o Governo está a montar pressupõe também a existência de novos instrumentos financeiros, com a criação de um fundo de capital de risco e uma linha de crédito bancário protocolada com instituições nacionais e estrangeiras.

O orçamento para este novo projecto provém de dotação orçamental do MNE e do ME e irá servir para criar as ferramentas básicas para o sistema informático, os balcões e pôr a trabalhar o grupo de trabalho, que ficará sedeado nas Necessidades.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt