Newsletter nº50

n.50, 18/Dez/08

 

 

 

Francisco Banha

Presidente e CEO

Mensagem de Natal

Mensagem proferida durante o Jantar de Natal do grupo no passado dia 10 de Dezembro.

"Nesta quadra, que é de reencontro e de celebração dos valores da família e da paz, é com grande alegria que desejo a todos, os meus votos de Feliz Natal e um excelente Ano de 2009…" [completo]

Vencer no Exterior

Qualquer empresa para vencer no exterior tem de se assumir como global e isso reflecte-se desde logo na forma como a empresa perspectiva o seu modelo de negócio, o qual tem de suportar a ambição de liderança num determinado segmento de mercado através de uma solução que permita mudar os hábitos desse segmento em diversas áreas geográficas.

Tendo recentemente reflectido sobre este tema não queria deixar de partilhar consigo os resultados dessa reflexão.

[Algumas questões sobre Internacionalização]

Entrevista ao Leiria Económica

"Leiria, e nomeadamente a Marinha Grande, é por si uma das regiões mais empreendedoras do país. […] Agora assume ainda mais essa característica, com a constituição do OPEN Business Angels e a sua adesão à FNABA, beneficiando do efeito de rede de um conjunto de associações que cobrem o território nacional. Terá acesso a projectos não só da Marinha Grande, como de outras regiões, que teriam maiores possibilidades de sucesso se estivessem na incubadora OPEN, resultado do perfil dos empresários que fazem parte do clube, que é seguramente diferente dos que integram o business angels de Guimarães, ou de Lisboa."

[entrevista]

 

Gala do Empreendedor nos Açores

Arnaldo Machado

Director Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade

Decorreu no passado dia 9 de Dezembro, em Ponta Delgada, a Gala do Empreendedor, iniciativa que encerrou o Concurso Regional de Empreendedorismo com a selecção e atribuição dos respectivos prémios.

Criado há 3 anos, este concurso visa estimular nos jovens recém-licenciados uma maior capacidade empreendedora e atraí-los para o "mundos do negócios" com projectos sustentáveis.

Francisco Banha foi um dos convidados da sessão presidida por Arnaldo Machado, Director Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade.

[Discurso de Arnaldo Machado]

 

Como ser um "anjo" destemido

Nelson Gray, Business Angel escocês, esteve em Portugal a convite da Gesventure onde teve oportunidade de intervir no 10º Encontro Gesventure no passado dia 28 de Outubro no Centro Cultural de Cascais.

A revista Invest falou com este investidor "destemido" a apresentou na sua edição de Dezembro um artigo sobre o testemunho de Gray, considerado pela associação europeia do sector (EBAN) como o "Business Angel do ano"

[artigo]

 

EBAN acolhe fundos de seed capital como membros de pleno direito

A EBAN – European Business Angel Network, fundada em 1999 para a promoção da actividade dos Business Angels europeus, alargou o seu âmbito de actuação aos restantes investidores de seed capital, passando a aceitar como membros de pleno direito fundos de seed capital e capital start-up. São elegíveis para adesão à EBAN todos os fundos que realizem investimentos inferiores a 3 milhões de euros.
A inclusão destes fundos no âmbito da associação deve-se ao facto de ser frequente a realização de operações de co-investimento entre Business Angels e fundos de seed capital, bem como ao crescente afastamento que se tem vindo a verificar ao nível europeu dos montantes investidos por estes fundos dos praticados pelos fundos de capital de risco.

[Comunicado de Imprensa]

 

Netcall abre falência

A Netcall, também conhecida como Skype portuguesa, abriu falência num momento em que as dívidas a fornecedores e colaboradores atingem os 300 mil euros.

Este projecto assente em comunicações VoIP foi financiado pela PME Investimentos (hoje InovCapital) em montantes que atingiram os 2 milhões de euros não tendo, porém, conseguido nos prazos previstos atingir os resultados esperados. Em 2007 a empresa revelou um prejuízos de 656 mil euros com proveitos operacionais de apenas 237 mil euros.

 

     
  Vítor Magalhães, Fundador e CEO da Netcall até 2006, publicou no seu blog pessoal a sua própria perspectiva deste encerramente.

"Porque faliu a Netcall?"

 

   

Recomendamos ainda a leitura do artigo de Francisco Banha "Empreendedores… Perigo!" publicado em Agosto deste ano onde a questão da insolvência de investimentos de capital de risco foi abordada.

 

 

FISCALIDADE

Entrega de declarações de informação contabilística e fiscal

No passado dia 13 de Dezembro, o jornal Público noticiou que dos cerca de 200 mil sujeitos passivos de categoria B (recibos verdes) uma larga maioria não procedeu à entrega do Anexo L da declaração anual (IEL) respeitantes aos anos de 2006 e 2007, incorrendo assim em multas que rondam os 250€.

Na sequência desta exposição, a Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) emitiu um comunicado onde informa que, apesar da lei o prever, não serão aplicadas as devidas coimas desde que a obrigação declarativa referente aos anos de 2006 e 2007 seja apresentada até ao final do próximo mês de Janeiro de 2009.

[comunicado da DGCI]

Regulamento (CE) nº 1126/2008, DE 03/11 – adopção de Normas Internacionais de Contabilidade

No dia 29 de Novembro passado, foi publicado no Jornal Oficial da União Europeia, o Regulamento (CE) nº 1126/2008, DE 03/11, da Comissão, que procede à adopção de diversas Normas Internacionais de Contabilidade, revogando o Regulamento nº 1725/2003.

[Regulamento no site da APECA]

 

 

Pagamento por Conta (PC) até 31 de Dezembro

O Governo anunciou que a data limite do PC será o dia 31/12/08.

 

 

EVENTOS

Future Leaders Day

Francisco Banha acedeu ao convite dirigido à Gesventure e participou mais uma vez no Future Leaders Day, iniciativa promovida pela AIESEC Lisboa ISEG.

A conferência decorreu no passado dia 26 de Novembro, no 2º dia do evento e no mesmo painel onde partici-param ainda responsáveis da Brisa e da ViaTecla, sob o tema "Empreendedorismo Internacional e Acesso ao Investimento".

 

 

     

 

Entrevista

Clara Braga da Costa

Administradora da InovCapital

Conheça a nova filosofia da InovCapital nas palavras da Dr.ª Clara Braga da Costa.

[in Jornal Oje 25/11/08]

20 de Janeiro, Londres

A British Business Angels Association vai organizar um workshop sobre investimentos em early stage com particular atenção para as dificuldades e oportunidades associadas à actual crise internacional.

[evento]

Publicações

Angel News – Making Life Richer

A Angel News, revista online que circulava até agora apenas em formato de e-newsletter, lançou a primeira edição do formato e-magazine, mais completo e vasto e que certamente honrará os objectivos de divulgação da actividade dos Business Angels que tem privilegiado até ao momento.

[Making Life Richer]

Destaques no Blog de Francisco Banha

» Comissão Europeia propõe ajuda de Capital de Risco para PME

» Portugal representado no European Venture Summit

» Ecos do Brasil – Empreendedorismo como resposta à crise

» Insolvência de Soluções

» Finalmente a Convergência

» "União Fiscal" e Empresas Portuguesas

» Apple é a empresa mais influente do mundo

» Media digitais atraem capital de risco

» Medida anti-crise aprovadas hoje em Conselho de Ministros extraordinário

» Facebook & Twiter – A convergência das redes sociais?

» Inaugurado centro de incubação de empresas de base tecnológica de Santo Tirso

» A Netcall, conhecida como a Skype portuguesa, vai abrir falência

» Tendências – capital de risco na Europa

» Livro: The Power Of Unreasonable People

» Aprovadas medidas fiscais anticíclicas

» Governo cria fundo de 50 milhões para aquisições "oportunísticas" de PME

» Salário mínimo aumentado para 450 euros em 2009

» Grupo Amorim cria "private equity" de 100 mi
lhões

» Netinvest – entrar em novos mercados

» Igreja pede mais empreendedorismo social

» Ministério do Empreendedorismo (Brasil)

» Madeira empreendedora

» Propostas de Manuela Ferreira Leite para promoção do empreendedorismo

"Acredito na dignidade do trabalho físico e mental e que o mundo não é dono de nenhum Homem mas sim das oportunidades para que cada um possa comandar a sua vida" John D. Rockefeller Jr (1874-1960)

 Agenda

Annual Winter Workshop

 

 

 

SOLIDARIEDADE

Campanha Natal Diferente

Deixe uma mensagem de Boas Festas na Árvore de Natal solidária para que a associação possa receber dos seus patrocinadores 0,10€ por cada mensagem publicada.

[Campanha]

 

 

 

Distinção atribuída à Gesbanha, SA

 

 

 

CONTACTOS

Para sugestões e informações, contacte-nos através dos seguintes meios:

e-mail

morada: R. 7 de Junho de 1759, n.º1, Lagoal

2760-110 Caxias, Portugal

Tel: +351 21 441 64 60

Fax: +351 21 441 73 87

 

 

 

» GESBANHA, S.A.

www.gesbanha.pt

A Gesbanha foi fundada em 1986, por Francisco Banha como empresa de prestação de serviços em contabilidade. Adquiriu entretanto competências em áreas complementares e que são hoje o core business da empresa, nomeadamente o cumprimento das regras de Corporate Governance através da implementação de uma adequada filosofia de business Process Outsourcing.

» GESVENTURE, S.A.

www.gesventure.pt

A Gesventure possui como actividade principal apoiar os Empreendedores no processo de Angariação de Capital de Risco, tendo concluído com êxito a obtenção de 17 milhões de euros. A Gesventure é associada da APCRI, fazendo parte do seu Comité de Estatísticas, e é responsável pela organização de um conjunto de Eventos evangelizadores do Empreendedorismo e do Capital de Risco. A Gesventure faz parte da Rede Europeia de Business Angels, é o parceiro português do EASY Project e possui diversas parcerias internacionais, sendo a mais recente um protocolo de colaboração com a sua congénere chinesa VCCHINA que irá permitir aos empreendedores portugueses beneficiarem de um veículo à entrada nos mercados do Sudeste Asiático.

» GESENTREPRENEUR, Lda.

www.gesentrepreneur.com

A GesEntrepreneur é uma empresa líder na educação em empreendedorismo inserida na rede da CG International, organização canadiana com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projectos de educação em empreendedorismo. Nos últimos três anos, actuou por todo o território nacional com um modelo de aprendizagem vencedor, baseado na alteração de comportamentos potenciadores de uma atitude mais empreendedora.

 

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2020 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt