resposta a questões sobre business angels

Perguntas apresentadas poelos alunos Tiago Franco, Diogo Faria, Natanael Gama e Luís Favas, alunos da ESAD Caldas da Rainha no âmbito de um trabalho sobre Business Angels para a disciplina de Inovação e Empreendedorismo, leccionada pelo docente José Luis de Almeida Silva.

 

1. O que o levou a decidir querer ser um business angel?

 

O espírito empreendedor que tem movido toda a minha vida profissional e o acreditar que através da minha experiência e alguns recursos financeiros posso apoiar novas iniciativas sobretudo de jovens empreendedores.

 

2. Qual o caso em que obteve maior sucesso?

 

Em todos os casos posso considerar que tenho tido sucesso pelo envolvimento que dedico ao apoio aos projectos, quer na área de gestão, quer no apoio aos jovens empresários entusiasmando-os a vencer as dificuldades inerentes ao arranque de qualquer projecto, aspectos para mim mais relevantes que o sucesso em termos financeiros.

 

3. Qual a responsabilidade social que acarta ao ser um business angel?

 

Desde logo a responsabilidade inerente ao exercício de cargos sociais, para alem da preservação da própria imagem e prestígio profissional espelhados no êxito ou inêxito do projecto apoiado.

 

4. Qual a sugestão que nos daria se quiséssemos criar uma empresa inovadora de 

      design?

 

·         Constituição de uma equipa conhecedora da actividade

·         Análise do mercado, nomeadamente da concorrência, e especialização num nicho diferenciador da concorrência;

·         Nunca desistir

·         Elaboração de um plano de negócios credível e consistente antes de tomar qualquer iniciativa relativa ao arranque da empresa.

·         Procura de parceiros, nomeadamente de Business Angels, interessados em apoiar o projecto, quer do ponto de vista financeiro, quer em termos de gestão.  

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt