Empreendedorismo – Madeira é bom exemplo na UE

 

Não posso deixar de citar no blog as declarações de Cunha e Silva, vice-presidente do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira: "O trabalho que foi feito na Região ao longo dos últimos anos é um bom exemplo de empreendedorismo na União Europeia. É graças a ele que a Madeira se encontra actualmente no patamar das regiões desenvolvidas da Europa." (in Jornal da Madeira 9/04/09)

A Região Autónoma da Madeira foi o primeiro local em Portugal onde tive, em parceria com o meu sócio canadiano Chris Curtis da CG International, oportunidade de aplicar a metodologia de ensino de empreendedorismo de learning by doing junto do ensino escolar/ universitário.

Ao todo são mais de 1000 crianças que, anualmente e desde 2005, participam no Road Show for Entrepreneurship promovido pelo Centro de Empresas e inovação da Madeira.

 

A poucas semanas de mais uma fase final da habitual competição de planos de negócios, é com humilde orgulho que tenho visto mentes empreendedoras a revelar-se e, quem sabe, num futuro muito próximo, converter as atitudes empreendedoras desenvolvidas em novas iniciativas empresariais.

 

Investimento semelhante e com o apoio da GesEntrepreneur está a ser feito também há vários anos pelos Concelhos de Cascais, Nazaré, Alvaiázere, Pedrogão Grande, Penela, Sertã e São João da Madeira e mais recentemente por Santa Maria da Feira, Trofa, Gouveia, Ansião, Moita e Odemira que totalizam no total mais de 6500 alunos e 350 professores em 69 escolas do páis.

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt