canonização de Nuno Álvares Pereira

Sobre Nuno Álvares Pereira, canonizado ontem no Vaticano, 578 anos após a sua morte mas ainda bem presente na história e cultura portuguesa.

 

Wikipedia:

Nuno Álvares Pereira (O. Carm.), também conhecido como o Santo Condestável, São Nuno de Santa Maria, ou simplesmente Nun’Álvares (Cernache do Bonjardim, 24 de Junho de 1360[1]Lisboa, 1 de Novembro de 1431[2]) foi um nobre e um guerreiro português do século XIV que desempenhou um papel fundamental na crise de 1383-1385, onde Portugal jogou a sua independência contra Castela. Nuno Álvares Pereira foi também 2.º conde de Arraiolos, 7.º conde de Barcelos e 3.º conde de Ourém.

Camões, em sentido literal ou alegórico, explícito ou implícito, faz referência ao Condestável nada menos que 14 vezes em «Os Lusíadas».

Uma escultura sua encontra-se no Arco da Rua Augusta, na Praça do Comércio, em Lisboa e no castelo de Ourém.

São Nuno foi canonizado pelo Papa Bento XVI em 26 de abril de 2009. [3]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nuno_%C3%81lvares_Pereira

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Recent Articles

Um comentário a “canonização de Nuno Álvares Pereira”

  1. Gabriela Marques da Costa says:

    De facto esta figura ímpar da história Portuguesa tem de ser lembrada pela sua fé, estoicismo, patriotismo e acima de tudo por ter sido um homem que acreditava em si mesmo, levando um pequeno batalhão a derrotar um exército colossal.
    Como admiradora que sou de Nuno Alves Pereira, não podia deixar de o exaltar, neste ano comemorativo, pela sua enorme bravura!
    Deixo de seguida o meu blog onde também eu homenageio este homem. Acho que todos terão uma agradável surpresa!

    http://gabrielamarquescosta.wordpress.com
    Gabriela Marques da Costa

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt