Os meus investimentos como business angel

Com investimentos já realizados por mim enquanto Business Angel, são 4 as operações nas quais estou envolvido.

Projecto Pão Alentejano – Sociedade Panificadora Estrela de São Cristovão – investimento realizado em Fevereiro de 2003

A empresa dedica-se à produção de pão alentejano muito apreciado a nível nacional, e situa-se numa aldeia perto de Montemor-o-Novo. É um projecto muito interessante que está numa fase de consolidação dado que a carteira de clientes tem vindo a aumentar e a situar-se cada vez mais nos concelhos de Lisboa, Oeiras e Cascais.

Projecto Ortik – Fórmula Inovadora, S.A. – fundada em Julho de 2007 – www.ortik.net 

A empresa dedica-se à concepção e comercialização a nível de produtos inovadores para a prática do montanhismo. O primeiro produto patenteado a ser comercializado é o Heat-It, um invento multifunções universal, com aplicação a fogões de campismo que permite cozinhar, em condições de vento forte, muito leve e resistente. É o primeiro forno de montanha. Deste primeiro produto a empresa já evoluiu para a concepção e produção de tendas e colchões de montanha recorrendo à nanotecnologia e está, neste momento, a desenvolver, em simultâneo, um sistema de escalada de características únicas, a nível mundial. As primeiras vendas foram iniciadas este ano e o primeiro cliente surgiu do Japão.

Projecto 112 Vídeo – Zonadvanced, S.A. – fundada em Julho de 2007 – www.zonadvanced.pt

 

A empresa dedica-se à concepção e desenvolvimento de modelos de negócio atractivos que recorram ao vídeo nos telefones móveis, tais como: 

 – Serviços de videoconferência;

 – Visualização do tráfego automóvel;

 – Chamadas de emergência;

 – Concursos televisivoos;

 – Publicidade…

As vendas já se iniciaram nalguns destes segmentos e está previsto, para este ano, o lançamento de mais projectos tendo por base a plataforma tecnológica existente.

Projecto Key for English – Key for Kids, S.A. – fundada em Novembro de 2008 – www.key4english.com

A empresa opera na área da edição e publicação de material lúdico-pedagógico, essencialmente livros e jogos, para o ensino do inglês, direccionados a crianças entre os 3 e os 10 anos de idade.

 

Esta iniciativa visa preencher uma lacuna no mercado editorial, lançando actividades de carácter lúdico mas sempre em sintonia com a aprendizagem formal obtida na escola. Os materiais a desenvolver têm como objectivo aproximar pais e filhos, em actividades divertidas e úteis, contribuindo, desta forma, para um estreitamento dos laços familiares e para uma melhor formação académica das crianças.

O primeiro kit é sobre as cores e é composto por uma história com CD áudio, exercícios relacionados, um jogo e uma actividade de artes.

Apesar de ter nascido há apenas 5 meses a empresa já iniciou as suas vendas, estando presente nas grandes superfícies mais representativas do nosso país.

Para além de estar presente como accionistas/business angel em cada uma destas sociedades sou também administrador executivo de cada uma delas, estando presente ao lado dos empreendedores desde a sua criação.

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt