Como promover a actividade de business angel em Angola

Julgo, em primeiro lugar, que existe a necessidade de, através de road-shows locais, dar a conhecer o que é um Business Angel, qual o seu papel na sociedade e que vantagens traz aos empreendedores que queiram lançar o seu negócio, face a todas as outras possibilidades de financiamento.

Só com esta divulgação e consciencialização das comunidades locais, é possível começar o trabalho de criação dos Clubes de Business Angels regionais, compostos, por exemplo, por empresários ou gestores locais que estejam receptivos à análise e financiamento de projectos.

Mas, para um Clube de BA ser bem sucedido e activo é necessário trabalhar, não só no lado da “oferta”,  trazendo investidores para o Clube, mas sobretudo, no lado da “procura”, desenvolvendo as diligências necessárias para que o Clube seja uma boa fonte de recepção de projectos, e para isso, é necessário uma forte ligação destes Clubes às Universidades, Centros Empresariais, Centros de Investigação, Incubadoras,…

A organização de um evento de grande dimensão, a nível nacional, que conte com a presença de representantes de países mais desenvolvidos neste sector pode também ser uma óptima forma de dar visibilidade a este conceito e mostrar o que de melhor se faz lá fora, onde muitos dos casos de sucesso que conhecemos tiveram origem no financiamento por BA (Google, Amazon, Body Shop, Skype,…).

Por outro lado, é de vital importância que se crie um enquadramento fiscal favorável a esta actividade, de modo a que o business angel, na hora de decidir entre diversas oportunidades de investimento, opte pelo investimento em start-ups. É assim que países como a França e o Reino Unido têm feito crescer, de forma incrível, a comunidade de BA e a possibilidade de aparecimento das futuras APPLE…

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt