Educação em prol do empreendedorismo

O facto de ser Empresário há 23 anos, exercer a actividade de Professor Universitário nas áreas da Gestão e Estratégia e de estar ligado à criação de um novo Ecossistema de empreendedorismo no nosso País, permitiu-me constatar que a oferta actual existente ao nível do ensino de empreendedorismo se encontra completamente desajustado das reais necessidades do mercado. Qualquer curso que vemos no mercado centra-se no desenvolvimento de competências ao nível do marketing, liderança, finanças ou como fazer um business plan para implementar um negócio em detrimento da exploração das características intrínsecas que se encontram subjacentes a uma atitude empreendedora.

Empreendedorismo antes de mais, é uma forma de estar na vida. É algo que está dentro de nós, o desejo de controlarmos a nossa própria vida, o nosso destino. A educação nesta área deverá desmistificar o conceito de empreendedorismo, explicando que todos nós temos algumas características empreendedoras e que as podemos utilizar para controlar a nossa vida.

Nesse sentido, a aspiração a ser empreendedor, a auto-confiança, a resolução de problemas devem ser trabalhadas para o "bichinho" do “just do it” ficar dentro do formando. E a melhor maneira de formar um empreendedor, é proporcionar-lhe condições para que ele possa fazer as coisas acontecerem. Assim, em vez de tentarmos levar o mundo exterior à sala de aula, levamos os formandos ao mundo exterior, fazendo-os sair da sua zona de confiança.

Os sucessos da actividade "Empreendedor por um Dia", por todo o mundo têm demonstrado que a metodologia "learn by doing" é vencedora no ensino do empreendedorismo, pois permite aos formandos produzir o seu próprio conhecimento, sendo o papel, tradicional, do professor substituído pelo de facilitador.

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt