O Silicon Valley português?

 

 

"O concelho de Paredes vai acolher uma cidade tecnológica, denominada Planit Valley, que até 2013 pretende recrutar 12 mil parceiros entre empresas líderes de mercado e gerar "dezenas de milhar" de postos de trabalho.

 

A garantia foi hoje dada por Steve Lewis, presidente da empresa Living Planit, que vai gerir a Planit Valley, em declarações ao site Ciência Hoje e à Lusa.

Para já apenas se sabe que a Cisco Systems vai ser parceira no projecto mas mais nomes serão conhecidos, quinta-feira, durante a World Investment Conference em La Boule, França.

A nova cidade inteligente, que vai ocupar uma área de 17 quilómetros quadrados, pretende ser um "laboratório vivo à escala urbana", no qual serão implementadas, de forma sustentável, "tecnologias que melhoram a qualidade de vida", referiu Lewis.

A Planit Valley terá "edifícios inteligentes, soluções avançadas de mobilidade, transportes e comunicações", salientou.

 

Além de espaços dedicados à investigação e desenvolvimento, na Planit Valley vão nascer também espaços de retalho, hotéis, centros de conferência, uma pista de testes, um centro de entretenimento e habitação.

 

As razões que levaram à escolha de Portugal para a instalação desta cidade sustentável prendem-se não só com as políticas nacionais sobre o ambiente, mas também com o apoio que a Living Planit encontrou junto do autarca de Paredes Celso Ferreira, da CCDR-N e da agência de investimento AICEP.

 

A construção da nova cidade deverá começar este ano, apesar da crise económica mundial."

in Expresso (1/06/09)


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt