2ª edição do Concurso de Ideias “Escolas Empreendedoras de S. João da Madeira”

No passado sábado, dia 27 de Junho, teve lugar a 2ª edição do Concurso de Ideias “Escolas Empreendedoras de S. João da Madeira”, desenvolvido no âmbito do projecto de empreendedorismo que decorreu em sete escolas do município.

Este ano lectivo, o projecto em questão contou com o envolvimento de 24 professores e cerca de 500 alunos, os quais que tiveram a oportunidade de conhecer a temática do empreendedorismo através da metodologia “learning by doing”.

O culminar deste projecto deu-se com o Concurso de Ideias, no qual 10 projectos foram apresentados ao público presente, depois de seleccionados de entre 25 candidaturas apresentadas, perante um júri constituído pela Professora Dilma Nantes (Vereadora da Educação da Câmara Municipal de S. João da Madeira), pela Dra. Inês Esteves (Representante da Direcção Regional de Educação do Norte) e pelo Dr. Francisco Banha (CEO da GesEntrepreneur).

Foi o projecto “Hair Road” que venceu o concurso, mostrando ser um projecto exequível no Concelho de S. João da Madeira. Um cabeleireiro e estética ao domicílio, com flexibilidade de horários e disponibilidade 24 horas por dia, projecto que nasceu depois das promotoras Liliana Cabral e Alexandrina Almeida se questionarem do tempo que as clientes desperdiçavam à espera de serem atendidas nos salões de cabeleireiro e nos gabinetes de estética.

O segundo lugar do pódio foi para o projecto “Experiencia-te”, um centro de formação e aplicação de conhecimentos em diversas áreas educativas, podendo funcionar como intermediário entre empresas e inscritos no projecto, enquanto o 3º lugar foi ganho pelos alunos do projecto “FitEnergy”, o qual defendia a aplicação de geradores em equipamentos de fitness em ginásios, para que se produza energia a partir do exercício físico desenvolvido.

Francisco Banha referiu que “os jovens, ao participarem no Concurso de Ideias, têm o privilégio de poder afirmar que ‘é melhor ter gostado e perdido que não ter participado’, sentindo que a tarefa de criar um novo negócio não precisa de ser demasiado complexa, podendo ser uma realidade na sua esfera de influência ou no grupo a que pertencem”.

 

Esta 2ª edição do Concurso “Escolas Empreendedoras” vem mostrar que o Município de S. João da Madeira continua apostar nos jovens e a demonstrar que as suas ideias são essenciais para tornar o concelho mais empreendedor.

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt