O espírito empreendedor

Artigo de Jane Resina em Jornal Local Online (11/07/09)

« O mundo está aberto para empreender, pois esse é um estilo de vida.

E nesse contexto, a flexibilidade é importante para o empresário do século XXI, pois cabe a eles levar inovação ao mercado, tornar a vida das pessoas melhor e sem iniciativas empreendedoras as idéias não são colocadas no mercado.

E não adianta falar ou pensar, pois sem ação as coisas não acontecem.

Para criar ou capturar riqueza, duas perguntas são essenciais: O que é valor? E para quem? Ou seja, qual será a próxima demanda e quem são as pessoas e o que elas definem por valor.

Neste sentido, o empreendedor deve ter uma nova visão: entender a demanda e as tendências, ser criativo dentro do modelo: Equipe – liderança – qualificação, sabendo que para obter retorno tem que aceitar o risco e a inovação. Deve ter em mente a perspectiva global – com motivação e estabelecimento de metas com uma imagem e a mente voltadas ao futuro.

E para que isso aconteça nada melhor do que se desapegar do pensamento atual e mudar o jogo, com o seguinte pensamento: o que você quer, como você se vê no futuro…. e ir buscar. O que se resume nestas três palavras: sonhos, esperança e ação.»

 

[artigo completo]


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt