Uma receita holandesa para a sustentabilidade

 

 

Site oficial

 

«Stef van Dongen é jovem, entusiasmado e está determinado a encontrar formas lucrativas para resolver os problemas do planeta. Ele é o criador da Enviu, coletivo holandês de empreendedores, na faixa até 35 anos, que funciona como uma incubadora de negócios voltados para sustentabilidade, cujos sucessos começam a chamar atenção mundial.

A idéia de unir instrumento de gestão empresarial a ideais de ONGs começou a nascer em 2001, quando Van Dongen visitou comunidades pesqueiras do sul do Chile. Ali conheceu a realidade da pesca predatória e teve uma visão: o ecoturismo poderia aliviar a pressão sobre os ecossistemas e aumentar a renda daquela população. Decidiu, então, trazer jovens profissionais da Holanda à região, que apoiaram os pescadores na criação de 30 microempresas.
[…]
As ambições da Enviu não são modestas. A organização holandesa está buscando uma forma de tornar híbridos parte dos 100 milhões de riquixás que circulam na Ásia. Isso porque esses triciclos motorizados, conhecidos como tuk tuks na Índia, são extremamente poluentes. Há estimativas de que um tuk tuk emita tantos gases-estufa, quanto uma frota de 50 automóveis.
 

Por isso, a Enviu lançou um desafio universitário: quem conseguir desenvolver o sistema mais barato, limpo e prático de conversão para tuk tuks receberá apoio para implantá-lo. Mais de 100 estudantes holandeses e indianos, distribuídos em sete times, estão participando da gincana, que deverá ser concluída este ano. Eles têm de desenvolver a tecnologia necessária, bem como um business plan que a viabilize. A equipe vencedora terá seu projeto abraçado pela Enviu, que ajudará com apoio técnico, busca de financiamento, estabelecimento de parcerias e criação das microempresas que se encarregarão de tocar a iniciativa. “Nosso sonho é aprimorar o desempenho de um milhão de tuk tuks” diz Stef van Dongen.»

Artigo completo por Regina Scharf, para o CEBDS in Meio Filtrante

© Copyleft – É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt