Problemas que podem ocorrer na internacionalização

Uma definição ineficaz da estratégia (área geográfica, indústria e segmentos onde se pretende actuar) e/ou uma táctica ineficiente (recursos humanos, promoção, sistemas de informação de gestão, logística de vendas necessários à operacionalidade da estratégia) podem vir a provocar danos irreparáveis nos projectos empresariais, em particular se os mesmos ainda não estiverem consolidados no mercado doméstico, não libertarem fluxos de tesouraria e não possuírem adequados sistemas e controlos bem implementados e de eficácia comprovada.

Com efeito, ao passar-se de um modelo de actuação de largo espectro (no mercado nacional a empresa normalmente actua em vários segmentos) centrado no mercado doméstico para um modelo fortemente concentrado à escala global (no qual um único segmento é suficientemente grande) torna-se necessário realizar um trabalho prévio árduo na tentativa de eliminar os riscos associados a esta fase de crescimento evitando que a excitação de internacionalizar um negócio se transforme num pesadelo. Ou seja o crescimento nos mercados internacionais é uma experiência positiva quando é devidamente planeada pois tal significa que o conceito que orienta o negócio tem viabilidade comprovada e que o mercado o aprovou.

Em todo o caso importa ter presente que qualquer que seja a estratégia escolhida que o crescimento bem sucedido só acontece quando o empreendedor consegue oferecer aos seus clientes aquilo que eles precisam, no momento em que precisam. Essa é a componente mais importante de qualquer estratégia de internacionalização e que nunca poderá ser posta em causa. 

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt