Empreendedorismo em zonas de fraca ocupação populacional

Na sexta-feira passada no Encontro TEDxEdges esteve presente a socióloga Ana Linhares, responsável pelo projecto Novos Povoadores.

Perante esta surpreendente estatística- 42% das pessoas em Portugal vivem em 5% do seu território- os Novos Povoadores promovem a integração social, o empreendedorismo e a ocupação dos territórios de baixa densidade (TBD).

Os Novos Povoadores intervêm, por enquanto, nas cidades de Évora, Marvão, Idanha e Trancoso e pretendem expandir-se por mais TBD. Prestam um serviço de apoio, aconselhamento e consultoria a todas as famílias interessadas em viver e desenvolver uma actividade económica em cidades com fraca ocupação populacional. Os candidatos passam por todo um processo, que inclui inquéritos e entrevistas, sendo que um dos membros do casal tem de ter um emprego por conta de outrem garantido e o outro, um projecto empreendedor. Do ponto de vista dos Novos Povoadores, este é o modo de garantir a fixação a longo prazo no território e de fomentar o desenvolvimento local, através de uma nova actividade económica potencialmente criadora de postos de trabalho.

Os Novos Povoadores formam a “welcome embassy”, que acolhe a família, ajuda na procura de uma casa, de escolas, terrenos e acompanha a família durante o período de um ano.

No segundo semestre de 2009 já havia registo de 300 candidatos a novos povoadores. Espera-se que este projecto possa dinamizar o empreendedorismo e as micro-economias locais.

Saiba mais em: http://www.novospovoadores.pt/

http://inovacaoeinclusao.blogspot.com/

http://www.iregions.org/

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt