23 anos de empresário

Faz hoje precisamente 23 anos que me tornei Empresário, através da criação da www.Gesbanha.pt, fruto da Visão do meu Ex-Patrão, Senhor António Mourato, que conseguiu detectar em mim as qualidades necessárias para me juntar aqueles que continuam a criar a forma mais perfeita de cooperação Humana que dá pelo nome de Empresa. De facto como as plantas, as empresas nascem, crescem e morrem, buscam mais recursos, evitam predadores, competem entre si. Os negócios evoluem ao longo do tempo e as empresas menos eficientes são substituídas pelas mais capazes, cujas práticas de sucesso serão copiadas por outras.

De facto, hoje passados que foram estes anos, estou convicto de que a criação de novas empresas é uma das mais elaboradas formas de competição empresarial permitindo acelerar o ritmo de evolução dos negócios, sendo praticado incessantemente por intocáveis empreendedores esperançosos.

Há mesmo quem chame ao processo de criação de empresas “o carnavalesco jogo da vida” através do qual se testa a resistência, o empenho e o talento dos concorrentes, dispostos a se expor ao julgamento público, para o bem ou para o mal, para a glória ou para o ridículo. O desafio é encontrar um modo novo ou melhor de fazer negócio; o prémio é riqueza, fama ou “simplesmente” o controlo do próprio destino.

Neste momento, particularmente feliz para mim, a ideia principal que me vem à cabeça é a possibilidade, de, através deste meu privilegiado espaço de diálogo, me dirigir a todos os indivíduos criativos, trabalhadores e persistentes motivando-os a assumirem, tal como eu felizmente tive a felicidade de o fazer, o “jogo” da criação de novas startups como forma de contribuírem para melhorar a utilização dos recursos da sociedade, aumentar o número de empregos e criar uma variedade maior de produtos e serviços de qualidade que permitam ao nosso País aumentar os índices de riqueza e consequentemente de solidariedade e equidade social.

Pela minha parte tudo farei para continuar a dar o meu contributo na explicação  das regras do referido “Jogo” de criação empresarial esperando continuar a merecer a vossa companhia e consequente feedback sobre os diversos assuntos que diariamente vou partilhando convosco.

 

Fotografia com o meu grande amigo Sr. António Mourato a quem agradeço todo o apoio e motivação, em particular durante a fase de arranque desta grande aventura, em 1986.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

Um comentário a “23 anos de empresário”

  1. António José Albino freire says:

    Caro amigo
    Dr. Francisco Banha
    Permita-me felicitá-lo por esta data e, sobretudo, pelo excelente trabalho desenvolvido a que não é alheia a qualidade e empenho dos seus colaboradores que tem sabido moldar para corresponder aos desafios difíceis que tem conseguido ultrapassar com êxito.
    Votos de continuidade de sucesso e de bem servir nas diversas actividades em que está envolvido.
    Albino Freire

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt