O Twitter e a optimização do seu negócio em 5 ferramentas

 “What are you doing?” ou  “O que é que está a fazer?” – a célebre e única questão que o Twitter coloca e que mudou a forma como comunicamos. Esta questão pode ser respondida de infinitas maneiras. A resposta pode ser pragmática e sucinta: “Quero descobrir potenciais clientes para a minha empresa!”Se assim é, atente nas 5 ferramentos que pode usar para esta mesma finalidade : Tweetdeck, Twellow, TweetGrid, Twibs e Twitt(url)y.

1. Tweetdeck

Para formar conhecimento a partir do Twitter, é necessário dominar a informação debitada. A aplicação Tweetdeck permite gerir o seu perfil no próprio ambiente de trabalho. Por outras palavras, sem fazer uso do browser, pode enviar tweets e retweets, responder, mandar mensagens directas, organizar em categorias o séquito de followers, encurtar links, enviar imagens, monitorizar pesquisas, etc. Ideal para os que não têm muito tempo disponível, como é comum no mundo dos negócios.

2. Twellow

Sendo uma fusão das palavras “Twitter” e “Yellow", esta ferramenta permite identificar parceiros e clientes de negócio de determinado sector ou com interesses comuns. O Twellow é o equivalente às “Páginas Amarelas” do Twitter pois disponibiliza uma base de dados que ultrapassa os 3.5 milhões de perfis de utilizadores de Twitter. Todos à distância de um clique- incluindo aqueles do sector ou do grupo de interesse que procuramos.

3. TweetGrid

Esta aplicação identifica tendências, indica o “cool” do momento via Twitter. A aplicação TweetGrid faz por si a gestão de temas, pessoas, grupos, acontecimentos, conversas ou frases em tempo real. A cada segundo que passa, pode assimilar o que estão a veicular sobre a sua marca/ empresa e tomar decisões importantes de reputação, comunicação e marketing.

4. Twibs

Costuma dizer-se que quem procura, quer achar. Se assim é consigo, o Twibs será ideal para a sua empresa. Trata-se de uma directoria de empresas presentes no Twitter que facilita as trocas de comunicação e socialização entre empresas e consumidores. As comunidades de micro-blogging são agora uma realidade e os negócios têm de acompanhar esta tendência, assim como já o fizeram dentro e fora da Internet.

5. Twitt(url)y

Através do Twitt(url)y pode acompanhar os tópicos preferidos pela “inteligência das multidões”. Semelhante ao Digg, ou ao DoMelhor, esta ferramenta avalia os urls (de notícias, imagens e vídeos) que os utilizadores do Twitter mais falados nas últimas 24 horas visitaram e com eles as ideias, marcas e produtos correspondentes.

Como tenho mencionado em vários posts, o Twitter é um excelente instrumento de medição do comportamento do consumidor, que não apenas útil a grandes consultoras de estudos de mercado. As aplicações são simples, user-friendly e permitem uma gestão em tempo real, que leva a uma significativa poupança de tempo. Mais- permite-nos uma interacção directa entre a nossa marca e os nossos clientes ou potenciais clientes, que muda a nossa forma de gerir as relações e de comunicar.

Fonte: Twitter Portugal

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt