Fórum “Liderazo Directivo: desarrollo de equipos y organizaciones- Qué liderazgo necessitamos?”

No passado dia 11 de Novembro fui orador no Fórum “Liderazo Directivo: desarrollo de equipos y organizaciones- Qué liderazgo necessitamos?”, a convite do ITAE, prestigiada Escola de Negócios localizada em Espanha.

Partilho consigo a minha intervenção neste Fórum, para que reflictamos em conjunto, sobre a nova Liderança que os tempos acelerados e conturbados que vivemos exigem. Como a minha intervenção foi extensa, vou dividi-la em várias partes, subordinadas aos sub-temas, que publicarei nos próximos dias.

 

Liderança: suas definições e importância

 

Definiria a Liderança como a capacidade de influenciar o comportamento de um indivíduo, de um colectivo, de uma organização ou de uma sociedade, numa determinada direcção, com a finalidade de alcançar um objectivo.

A importância do Líder é imensa: é o Líder que tem de possuir não só o conhecimento do negócio e a visão do mesmo, mas também a capacidade de transmitir e envolver os outros nas suas ideias. Para tal, tem de possuir três atributos: coragem, transparência e persistência. O mundo mudou muito na última década e já não há ninguém que “compreenda e saiba tudo” só porque é Presidente do Grupo ou o Gestor da Unidade A ou B. O velho modelo “o topo pensa, o resto faz” está esgotado.

Somente os Líderes que conseguirem perceber como capitalizar o Génio Colectivo dos seus Recursos Humanos farão a diferença e estarão aptos para vencer na “arena empreendedora”!

A Liderança não é definida pelo exercício do poder, mas pela capacidade de aumentar o sentido do poder naqueles que lideram. Deste modo, criar-se-ão mais Líderes.

Um Líder deve obter, assim, conhecimentos e capacidades suficientes para ser um agente de mudança, isto é, tem de conseguir ser, ao mesmo tempo, um aluno, um diagnosticador, um visionário de novos sistemas e estruturas organizacionais e- não menos importante- um mestre na arte da conversação.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt