Começar 2010 potenciando a sua Liderança!

O Líder é o principal mentor e dinamizador de uma estratégia permanente que leva a que a inovação se torne intrínseca a todas as pessoas da organização. Um único visionário não consegue manter a empresa à frente da inovação por muito tempo com as mesmas ideias…

O que fazer, então?

• Criar novas medidas de avaliação- a)

• Gerar novas capacidades- b)

• Originar novas ideias- c)

• Assumir uma atitude não-ortodoxa- d)

a) Calcular o rendimento não-obtido por não aproveitamento de oportunidades; identificar o tempo que os colaboradores levam a elaborar planos para novas ideias VS ao tempo despendido nas antigas; registar o número de colaboradores-chave existente contrariamente aos que saíram.

b) Tornar os colaboradores empreendedores e transformar a inovação em “First Task”; descobrir os melhores quadros para se poder ter as pessoas certas nos lugares certos;

c)  Convidar novas pessoas exteriores à empresa, para que se possa ter novas opiniões no processo de tomada de decisão;

d) Não há conhecimento de que existam leis físicas que condicionem a inovação no espaço de Sillicon Valley…

Portanto, não existem desculpas para não começar a potenciar a sua LIDERANÇA neste raiar de ano novo, ou seja, JÁ!

(Excerto adaptado da minha intervenção no Fórum “Liderazo Directivo: desarrollo de equipos y organizaciones- Qué liderazgo necessitamos?”, organizado pelo ITAE, prestigiada Escola de Negócios de Espanha, no passado dia 11 de Novembro)


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt