O Líder Inspirador

A sucessão cíclica dos Gurus em áreas como a economia, política ou a gestão sugere uma liderança inspiradora. Porém, podemos interrogar-nos, será necessário chegar a Guru para se converter num Líder inspirador?

 

Um Líder inspirador é aquele que sente paixão pelo seu trabalho, transmite entusiasmo, tem espírito de compromisso, cria cenários estimulantes. O Líder inspirador é um maestro para os seus colaboradores, sendo capaz de comunicar, perguntar e escutar activamente…trata-se de alguém que actua como um guia, respeitando a sua equipa e trabalhando a coerência da mesma. E mais- é alguém dispensável…afinal, o Líder inspirador está no momento presente, aprende com o passado e visiona o futuro!

 

Destaco a importância dos seguintes valores inspiradores que o Líder deve propagar: esperança, gratidão, compaixão. Esperança no futuro (especialmente em tempo de crise); gratidão à sua equipa; compaixão para compreender problemas, não apenas relacionados com os seus projectos, como também com sua equipa e com os seus clientes.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt