Cascais Empreendedor…Sem Fronteiras

Quando se tenta imaginar um Ecossistema Empreendedor, a primeira ideia que porventura nos ocorre é Sillicon Valley e todo aquele ambiente onde a teoria e a prática se cruzam para originar novas empresas liderados por aqueles que serão os futuros criadores de riqueza da Economia à escala global.

Todavia, cada vez menos, o Empreendedorismo se revê no conceito de territorialidade ou de fronteira e, cada vez mais, no conceito de oportunidade. Tal significa, que o Empreendedorismo não é de âmbito local, regional ou nacional e, muito menos, apanágio exclusivo dos países mais evoluídos. O Empreendedorismo existe onde existirem condições e valências que potenciem, concretamente, a captação de talento e criatividade, e apoiem o lançamento de empresas inovadoras capazes de oferecer novos produtos e serviços ao mercado mundial. O Concelho de Cascais, graças à dinâmica empreendedora da Agência Municipal DNA tem vindo a tornar-se uma referência inequívoca daquilo que de melhor se tem feito na área do Empreendedorismo em Portugal.

Desde os Concursos Escolas Empreendedoras e Ideias de Negócios, à criação de um ninho de empresas, sem esquecer o Clube de Business Angels, muitas têm sido as iniciativas que justificam a existência, neste Concelho, de uma verdadeira plataforma que potencia a interacção constante entre investigação, desenvolvimento, negócios, Capital de Risco e Empreendedores. Graças à visão e à capacidade dinamizadora do Presidente da DNA e Vice-Presidente da CMC, Dr. Carlos Carreiras, Cascais tem hoje um verdadeiro Ecossistema Empreendedor que já acolheu 250 projectos e potenciou a criação de 82 novas empresas geradoras de 260 postos de trabalho. E, tudo isto, porque se conseguiu criar, à semelhança do que é feito noutros pontos do Mundo, um ambiente propício ao lançamento daqueles que são o activo mais valioso de qualquer sociedade, dando-lhes a oportunidade de abrir a porta a ideias sem fim para o futuro de todos nós.

 

Francisco Banha

Presidente do Grupo Gesbanha

 

www.gesbanha.pt

 

(Artigo de Opinião publicado na Revista "Atitude", em Janeiro de 2010)

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt