Município de Penela é membro da Rede Europeia “Living Labs”

O Autarca Empreendedor Eng.º Paulo Júlio continua a fazer a diferença na promoção de iniciativas em prol da sua Comunidade, e ao fim e ao cabo do nosso País, conforme o demonstra o facto do Municipio de Penela ter sido aceite como um dos novos membros da Rede Europeia de “Living Labs” (ENoLL), cujo âmbito de acção é juntar empresas, investigadores e entidades públicas, fomentar a cooperação e a criatividade, visando criar novos produtos e novos serviços, através de experiências em contexto real. Saiba mais sobre mais esta Iniciativa Empreendedora do meu Amigo Paulo Júlio através da leitura do texto que o mesmo escreveu no Jornal “As Beiras”:

 

“Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e então pare” Lewis Carroll

 

No próximo dia 13 de Abril, em Valência, a Comissão Europeia e a Presidência Espanhola irão anunciar os novos membros da Rede Europeia de “Living Labs” (ENoLL), cujo âmbito de acção é juntar empresas, investigadores e entidades públicas, fomentar a cooperação e a criatividade, visando criar novos produtos e novos serviços, através de experiências em contexto real.

 

Num tempo em que, mais por necessidade do que por vocação, se fala de inovação, empreendedorismo, crescimento económico, produtos de valor acrescentado, esta rede criada no contorno dos objectivos da Estratégia de Lisboa, no que concerne à criação de novos empregos no território Europeu, revela-se de particular importância.

Neste campeonato Europeu, desde 2006, Portugal somente conseguiu aprovar 8 projectos desta tipologia, o que revela a exigência e a necessidade de se apresentarem projectos coerentes, com parceiros credíveis, com envolvência social e sobretudo com uma lógica que, para além da análise, a planificação, o desenvolvimento e a capacidade de implementação estejam correctamente contextualizados.

 

É por todas estas razões que, normalmente, os projectos “Living Lab” que são submetidos têm origem em empresas reconhecidamente inovadoras, em Universidades Europeias credenciadas ou em territórios com dimensão e massa crítica, onde a criatividade e o conhecimento estejam naturalmente presentes.

 

Reconhecendo essas razões, o Município de Penela ousou, a partir do seu plano estratégico de desenvolvimento, candidatar-se a esta Rede Europeia, com o projecto “Penela – Smart Rural Living Lab” e vai, no próximo dia 13 de Abril, a Valência, ser reconhecido como membro Europeu da ENoLL.

 

Claro que estamos felizes! Mas além da felicidade, estamos reconhecidos aos parceiros que aceitaram fazer parte deste projecto, desde a Y-Dreams à SPI, desde a Universidade de Coimbra ao Instituto Pedro Nunes, desde a ISA à Gestentrepreneur, ao CEC/CCIC e a um conjunto de pequenas empresas que têm projectos inovadores e estão a planear implementá-los em Penela.

 

Não há tempo, agora, de falar dos projectos inclusos neste Living Lab aprovado. Iremos fazê-lo em sessão apropriada, após o dia 13 de Abril. Pretendo simplesmente relevar a importância que isso tem para a estratégia de um pequeno território como Penela e o exemplo que isso possa constituir para outros pequenos territórios, de modo a inverter tendências e preconceitos sobre o facto de que as boas ideias e os bons projectos não podem ter origem senão nos grandes centros urbanos.

 

Não há nenhuma fórmula mágica para além da visão, humildade de chamar os melhores e o trabalho de colocar as pessoas, as entidades e as ideias em marcha, seguindo um rumo devidamente planeado.

 

Lembro-me, a propósito, daquela célebre frase proferida pelo Rei de Copas, no conto Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll : “Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e então pare”!

 

A lição é: não serve qualquer caminho, é necessário ser persistente e identificar perfeitamente os objectivos a atingir, mesmo, que no início, possamos parecer sonhadores!


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt