Frulact constrói Centro de Inovação e Tecnologia na Maia

 

 

A Frulact, presidida pelo meu amigo João Miranda (que foi um dos oradores do Encontro Gesventure 2009), fez um acordo bipartido (na foto acima) com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, que permitiu a criação do Frutech – Centro de Inovação & Tecnologia Agro-Alimentar.

 

O Centro foi alvo de um investimento global de cerca 2.000.000 de euros, tendo sido inaugurado no passado dia 6.
Este Centro de I&D Agro-Alimentar, irá certamente potenciar ainda mais a Frulact, que é líder ibérica e um dos cinco maiores operadores europeus na sua área de actividade- produção de preparados de fruta.

 

Sobre o contributo do Frutech para o desenvolvimento rural, a Frulact assume-se em “posição-chave na cadeia de fornecimento”, servindo de “veículo para a internacionalização da fileira”. João Miranda é, aliás, presidente do Portugal Foods, a marca que agrega o Pólo de Competitividade agro-alimentar.

A Frulact emprega mais de 300 pessoas e detém seis unidades industriais em quatro países.

 

Opera três fábricas em Portugal, no Ferro, Tortosendo e Maia, e possui ainda fábricas em França, Marrocos e na Argélia.

 

Com vendas de 60 milhões de euros no ano passado, com o negócio internacional a gerar cerca 95% do total, a estimativa de fecho do actual exercício aponta para 70 milhões de euros.

 

Recordo que a Frulact, Prémio PME Inovação Cotec-BPI 2007, fundada pelo pai de João Miranda (antigo quadro da Longa Vida), é o maior empregador da freguesia do Ferro e tem sido patrocinador oficial da Feira Agrícola – Feira da Cereja. A Gesventure reconheceu igualmente o mérito inquestionável do João Miranda, atribuindo-lhe o Prémio Gesventure “Empreendedor no Ano 2009”, no VCIT- Congresso Internacional de Capital de Risco, realizado no ano passado. Na fotografia abaixo, recordo esse momento, com o Dr. Nélson de Souza a entregar o Galardão a João Miranda.

 

 

 

Aproveito esta oportunidade para deixar as minhas maiores felicitações ao meu amigo João Miranda e a toda a equipa da Frulact por este excelente exemplo de inovação, empreendedorismo e investigação em parceria. Deixo ainda uma fotografia tirada no final VCIT 2009, onde está também Gonçalo Quadros, da Critical Software.

 

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Recent Articles

© 2020 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt