Torneira para a poupança de água criada na Universidade de Aveiro

 

Um investigador da Universidade de Aveiro, Vítor Costa, criou uma torneira misturadora inovadora que vai permitir reduzir o desperdício de água em casa. Mais um exemplo nacional virtuoso na ligação entre as universidades, a investigação e a tecnologia verde.

 

O dispositivo, que se encontra patenteado a nível internacional, permite reutilizar a água que é desperdiçada de cada vez que se abre a torneira da água quente e se espera que ela aqueça.

 

“Em média, são 3 litros de água potável que correm directamente para o esgoto, por cada utilização” deste tipo, estima o investigador que, desde 2007, tem vindo a trabalhar neste projecto.

 

Com este sistema, segundo Vítor Costa, a torneira só fornece água quando a mesma já está quente e de acordo com a temperatura desejada. O sistema pode ser usado em instalações antigas sem a necessidade de fazer grandes obras de construção.

“Pode-se usar com uma torneira usual, mas é preciso acrescentar um componente hidráulico e um reservatório que vai acumular a água, explicou o docente e investigador.

 

Este projecto foi desenvolvido em conjunto com a Metalúrgica Luso-Italiana, uma empresa portuguesa que concentra a sua actividade no fabrico e comercialização de torneiras.

 

Este sistema misturador com função de poupança de água deverá chegar ao mercado ainda este ano. De acordo com o investigador a perspectiva de comercialização e conquista de mercado por um produto deste género é “muito grande”.

 

Vítor Costa adianta que o sistema será “mais caro” do que uma torneira convencional, mas não tem dúvidas  que a diferença de preços irá compensar quem investir na sua aquisição a médio e longo prazo, em termos da poupança da água.

 

FONTE: Diário de Notícias, 10/07/2010


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Recent Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt