Facebook quer revolucionar georeferenciação

 

O Facebook vai disponibilizar o Facebook Places. O projecto foi apresentado esta quarta-feira, na sede da empresa, na Califórnia. O Facebook Places vai permitir partilhar através do telemóvel as localizações geográficas e comentários sobre esse sítio com a rede de amigos. Apesar da empresa não ter divulgado quando irá introduzir esta ferramenta noutros mercados, a expectativa é que, em breve, seja alargada a mais países. Em todo o mundo, mais de 150 milhões de pessoas acedem ao Facebook através dos seus telemóveis.

 

O Facebook Places também permite marcar (tagged) ou procurar amigos em determinadas localizações. As novas funções levaram a rede social a actualizar a sua política de privacidade. Os utilizadores serão informados de que foram marcados pelos amigos e em qualquer momento, tal como ocorre com as fotografias, poderão excluir a possibilidade de fazer tags associados à georeferenciação. As políticas de privacidade do Facebook são frequentemente criticadas. Uma das vozes que mais recentemente se fez ouvir foi a do CEO do Google, Eric Schmidt, que alertou para o perigo que representa para os utilizadores mais jovens partilhar muita informação pessoal nas redes sociais.

 

Encarada como uma ferramenta com elevado potencial para os anunciantes, o Facebook Places é visto como um concorrente da rede social Foursquare. O Daily Telegraph referia ontem que até o logotipo escolhido para o Facebook Places consistia apresentada um quatro num quadrado (foursquare).

 

Dennis Crowley, um dos fundadores da Foursquare, tinha já antes dito ao mesmo jornal que não temia a concorrência. “O Twitter já permite a localização, mas independentemente de outros começarem a apostar na localização, o Foursquare continua a ser único porque as pessoas estão a usá-lo por motivos diferentes. Estão a jogar, a encontrar ofertas, a contar aos amigos onde estão e a procurar novos lugares. No Twitter, as pessoas estão a dizer os seus pensamentos, enquanto no Foursquare estamos a construir um programa de incentivo e recompensa para incentivar as pessoas a experimentar novos lugares”.

 

FONTE: Meios & Publicidade


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt