As vantagens da Corporate Governance

 

Recomendo a todos os interessados na temática de corporate governance a leitura deste artigo, do qual partilho um resumo.

 

Corporate Governance refere-se à capacidade das empresas de se auto-gerirem com eficácia. Corporate Governance é o sistema colectivo de liderança usado pelos executivos e pelos principais líderes da empresa, incluindo importantes accionistas. É o sistema que dita como é que as decisões são tomadas e quem, de facto, tem poder na empresa. Um sistema de corporate governance forte estará atento aos avanços da empresa e terá a capacidade de operar mudanças na estrutura corporativa sempre que necessário.

Elevar a Performance

O sistema de corporate governance apoia a empresa na melhoria geral da sua performance. Sem este tipo de sistema, a empresa tende a ficar letárgica e sem energia. Apenas um grupo de líderes que trabalha em conjunto com o mesmo fim, consegue antever as mudanças do mercado e preparar a empresa para as mesmas, antes do tempo, ao mesmo tempo que gere a empresa no “aqui e agora”. É muito trabalho e muita responsabilidade para apenas uma pessoa ou para um grupo disperso de líderes.

Acesso ao Capital

Quanto melhor for o sistema de corporate governance numa empresa, mais facilmente se acede a capital externo que o próprio negócio pode usar para consolidar os seus projectos. Como o sistema de corporate governance inclui accionistas maioritários, relaciona os investidores ao negócio em si, e estes investidores mobilizam os seus recursos e contactos para sustentar monetariamente a empresa. Devido a estas ligações de proximidade, o capital tende a ser menos dispendioso quando se está na presença de um sistema de corporate governance sólido.

Melhorar os Standards

O sistema de corporate governance serve igualmente a tomada de decisões acerca de operações de negócio porém, uma das mais importantes decisões envolve os próprios standards corporativos. Os standards afectam a qualidade dos produtos e os objectivos que o negócio definiu em termos de tecnologia, serviço ao cliente e marketing. Os esforços combinados dos líderes do negócio deverão permitir à empresa julgar correctamente a concorrência e criar standards que acrescentam valor ao produto ou ao serviço da empresa.

Melhor Utilização do Talento

Desprovidos de um sistema de corporate governance, os líderes do negócio caem na hesitação. A ausência de uma estrutura organizacional clara no topo da empresa torna difícil a subida hierárquica dos seus colaboradores ou alcançar o seu objectivo de chegar a um determinado cargo. Com uma estrutura forte de corporate governance , contudo, os colaboradores poderão encontrar posições na empresa nas quais o seu talento seja efectivamente utilizado. A verdade é que os conselhos de administração e os líderes de topo das empresas estão em constante procura de colaboradores talentosos e que acrescentem valor às equipas.

 

Saiba mais em: The Advantages of Corporate Governance | eHow.com http://www.ehow.com/list_6943427_advantages-corporate-governance.html#ixzz0zUoxgOrr


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt