Portugal entre os países europeus com mais empresas inovadoras

 

O Público hoje lança esta notícia, mostrando-nos que, apesar da crise e da incerteza, continua a haver inovação e empreendedorismo em Portugal! Esta notícia devia motivar todos os que a lessem…

 

“A Alemanha, o Luxemburgo e a Bélgica eram os únicos países da União Europeia com mais empresas com actividade inovadora do que Portugal, entre 2006 e 2008, segundo dados divulgados hoje pelo Eurostat.

 

Naquele período, Portugal teve 57,8 por cento das suas empresas a declararem práticas de inovação, um valor significativamente superior aos 52,2 por cento da Finlândia, aos 50,2, da França ou aos 43,5 de Espanha.

A Alemanha apresentava o valor mais elevado, com 79,9 por cento, seguido do Luxemburgo (64,7 por cento) e da Bélgica (58,1 por cento), segundo os dados do Sexto Inquérito da Comunidade à Inovação, conduzido pelo Eurostat em 2008.

No conjunto da EU, 51,6 por cento das empresas tiveram actividade inovadora naquele período. Dentre estas, 34,2 por cento cooperaram com outras empresas ou instituições, quando em Portugal foram apenas 28,4 por cento.

O inquérito abrange foi conduzido junto de um vasto conjunto de sectores, recolhendo informação sobre inovação em produtos e processos, bem como inovação organizacional e de marketing, e sobre “outras variáveis-chave”.

O Eurostat não divulgou dados mais específicos, pelo que não é possível dizer a quais destas componentes se deve a boa posição das empresas portuguesas.”

 

In http://economia.publico.pt/


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt