DON’T FIGHT THE FED: Quantitative Easing- artigo de opinião

 

Partilho convosco o último artigo de opinião do meu amigo Octávio Viana e Paulo Santos, da ATM- Associação de Investidores. Paulo Santos é analista da corretora XTB e Octávio Viana é presidente da ATM- associação na qual sou Presidente do conselho consultivo.

 


A Reserva Federal (FED) nos EUA aprovou, pela segunda vez nos últimos anos, a compra de Obrigações do Tesouro (Government Bonds), a partir de dinheiro criado do nada. Este processo é conhecido como Quantitative Easing (QE). Este novo plano, QE2, pressupõe a compra de 600 mil milhões de dólares americanos (equivalente a mais de 4% do PIB) em Obrigações do Tesouro até ao final do 2º trimestre de 2001, a um ritmo aproximado de 70 mil milhões de dólares por mês (considerando que a FED esta também a comprar o que vai amadurecendo de compras anteriores, o ritmo pode ser considerado na casa dos 100 mil milhões de dólares por mês)

Ignorar este efeito no mercado accionista americano (nomeadamente no S&P500) é como tocar piano só com um dedo, pode até resultar numa certa melodia, mas não está completa. Perante isto, faz sentido tentar compreender um pouco mais como funciona esta politica económica extrema e quais os seus eventuais impactos:

 

O que é a Quantitative Easing (QE)?

A QE é uma política monetária que passa pelos bancos centrais aumentarem a oferta de dinheiro, creditando a própria conta (com dinheiro “criado a partir do nada” – “creatio ex nihilo”), usando-o para comprar activos financeiros, nomeadamente dívida pública aos bancos comerciais e outras instituições financeiras (i.e. seguradoras).”

 

Continue a sua leitura em http://associacaodeinvestidores.com/blog/archives/356


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

2 comentários a “DON’T FIGHT THE FED: Quantitative Easing- artigo de opinião”

  1. QE says:

    excelente

  2. Ricardo says:

    Prova superada. Muito bom este artigo.

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt