BookCrossing- Libertem-se, pois, os Livros!

Partilho com todos vós este artigo do meu amigo e conceituado Professor Luís Nandin de Carvalho sobre BookCrossing, uma das tendências da actualidade. O Professor Nandin de Carvalho é o dinamizador das Tertúlias do Bar do Além, situado no Alenquer Camping.

 

“Ideia antiga já. Diz-se de “free books”, que não é para traduzir por Livros grátis ou à borla, mas antes Livros Libertados…Libertem-se, pois, os Livros! Ideia de importação bem entendido, e que se encontra identificada, como tudo hoje em dia, no google.
Basicamente trata-se de Livros que viajam portanto, tema a calhar para o MYGUIDE. E viajam porque os seus donos consideram-se apenas detentores temporários da sua propriedade, e por isso, depois de lidos são espalhados para serem encontrados, lidos, e novamente abandonados á sua circulação anónima ou registada, no web site do Bookcrossing.

Tenho para mim, que estamos perante uma filosofia altruísta de partilha de sabres e de cultura, veiculada por um Livro, e que assenta neste pensamento:
PERDER UM LIVRO DE PROPÓSITO..e ENCONTRAR UM LIVRO POR ACASO…

Ora bem, a Tertúla e Clube do Bar do Além aderiu ao sistema bookcrossing nas suas instalaçoes em Alenquer, sitas no respectivo Alenquer Camping. O Bar do Além é pois uma “droping zone”…ou seja, local adequado para deixar livros, e tentar encontrar livros. E nos entretantos, ler livros, conversar sobre livros, e com autores. Bar, Tertúlia e Livros (sempre com maiúscula) a ver vamos e com que sucesso, esta mistura sobrevive numa Vila de interior em Portugal.

Quem sabe se por lá aparecerá um Livro com pernas, vindo de longe, como talvez caminhe também para longe um Livro por lá deixado. Desde que etiquetados…poderemos seguir essas peregrinações.

E aqui fica a etiqueta a colar nos Livros a deixar no Bar do Além, com o desejo de partilha com quem nos perceba e entenda boamente.”

 

FONTE: Blog AutoCaravanismo


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Recent Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt