Newsletter n.63 do Grupo Gesbanha

n.63 |  13/Dezembro/2010

OPINIÃO

Francisco Banha
Presidente e CEO

Empreendedorismo e seus Mecanismos de Financiamento
Publicado na revista da Câmara de Comércio Americana em Portugal (Nov. 2010)

 

«Para que haja crescimento económico e competitividade tem que ser apoiado o desenvolvimento de projectos empresariais, com vocação global em indústrias baseadas no conhecimento e tecnologia aplicada, suportado por um universo, já de referência, de investigadores, cientistas, engenheiros, gestores, com elevados níveis de qualificação.

Um elemento chave deste processo pressupõe a existência de um ambiente com cultura financeira sensível e orientada ao investimento na criação e desenvolvimento de empresas com potencial de crescimento e valorização, mesmo que exista algum risco associado ao citado investimento.

Portugal, não tem cumprido bem este seu papel. Vejamos porquê. [mais]

Ser Empreendedor em Tempos de Crise
publicado na revista Poliempreende (Nov/2010)

Um dos vectores de “solução” no qual acredito e no qual humildemente me reconheço é o Empreendedorismo. Não apenas o Empreendedorismo de criar empresas mas o Empreendedorismo como forma de estar na vida que leva os indivíduos a lutar pela força das suas ideias e pelo potencial dos seus sonhos.” [mais]

 

Sugestões do blog de Francisco Banha:

8′ POLIEMPREENDE- Projectos de Vocação Empresarial

Mais- Valias Imobiliárias- Lei nº 15/2010

Livro “El Despertar de la Índia”, de E.V. Monteiro lançado em Espanha

Inter-Risco lança novo fundo de €150 milhões

Lisboa inaugura primeira rota da biodiversidade

15% dos investimentos no Brasil aplicados em capital semente e start-ups

A força do empreendedorismo do bem

Recibos Verdes Electrónicos

Google estuda criação de incubadora “in house” para reter talentos

Instituto Pedro Nunes é a melhor incubadora de base tecnológica a nível mundial

A nova geração das empresas Brasileiras da internet

Eventos

Microsoft BizSparkCamp 2010
15 Dez, 2010; ISCTE; Lisboa

Frases que ficam

“A inevitabilidade é a nossa incapacidade de resolver os problemas.” Pedro Ferraz da Costa, Presidente do Fórum para a Competitividade, em declarações à TSF sobre a entrada do FMI em Portugal, à saída do XII Encontro Gesventure”


23, Novembro, Culturgest

Discurso de Abertura
por Francisco Banha, CEO da Gesventure

“O desenvolvimento económico de um país prende-se à capacidade que a iniciativa individual tem de se expressar. Pode-se dizer que uma empresa é uma forma criativa de criar emprego, aliás, cada vez mais acontece isto. Fenómenos como o Google ou o Faceboock partiram da iniciativa de 2 ou 3 indivíduos. Bastou um projecto útil e diferente, e em 10 anos entraram na lista das pessoas mais ricas do mundo, e certamente que muitas pessoas conseguiram o seu posto de trabalho à conta disto.

Portugal também tem talento e também tem uma comunidade de empreendedores capazes de antecipar tendências de mercados, de desenvolver negócios inovadores, nos seus processos e tecnologias, e com planos concretos de crescimento.” [ler discurso; ver vídeo]

Intervenções em vídeo

VÍDEO
Luís Filipe Costa
Presidente do IAPMEI
VÍDEO
José Furtado
Administrador da Caixa Capital
VÍDEO
Pedro Nunes
Presidente da Associação de Business Angels de Santarém

Fotografias do Encontro Gesventure



 

www.gesventure.pt/12encontro

 



Ernâni Lopes (1942-2010)
Homenagem ao Professor Ernâni Lopes

É com muita tristeza mas ao mesmo tempo com muito orgulho que escrevo estas curtas frases sobre um dos Homens que mais me marcou ao longo da minha Vida Pessoal e Profissional. Falo do Senhor Professor Doutor Ernâni Lopes (1942-2010), que hoje faleceu depois de uma luta titânica contra um dos maiores obstáculos que o Ser Humano ainda não encontrou forma de ultrapassar.

Mesmo perante um desafio que tem as regras predefinidas quanto ao “Vencedor”, o facto é que o Professor Ernâni Lopes conseguiu com a sua Força, Fé, Esperança e Determinação, adiar o máximo possível a atribuição desse “Título” demonstrando que até na Morte os Homens podem ser diferentes. [mais]


CAPITAL DE RISCO & BUSINESS ANGELS

Waymedia vence prémio Global Investment Challenge em Nice

Na fotografia: Brigitte Baumann (Presidente da EBAN), Carlos Marques (CEO da Waymedia) e Francisco Banha (CEO da Gesventure).

A Waymedia foi premiada com o Global Investment Challenge Award durante a Winter University da EBAN – Associação Europeia de Investidores Early Stage que se realizou em Nice (França), dias 18 e 19 de novembro. A Waymedia, que se encontra à procura de capital para o desenvolvimento e internacionalização do site de múscia MyWay, foi seleccionada entre 14 empresas de toda a Europa e aguarda actualmente com expectativa o envolvimento de novos investidores no projecto. A Gesventure é a consultora responsável pela assessoria na angariação de capital.

EMPREENDEDORISMO

A GesEvolution e S. João da Madeira chegam ao Equador…

Na sequência do projecto de cooperação entre a Câmara Municipal de S. João da Madeira, a GesEvolution, pelo formador Miguel Gonçalves, encontra-se a ministrar uma formação em empreendedorismo dirigida a professores e estudantes do Cantão de Pimampiro no Equador. O objectivo deste protocolo de cooperação internacional é formar jovens com uma visão diferente do desenvolvimento que, futuramente, poderão dinamizar a economia daquela região. A participação da GesEvolution neste projecto vem reforçar, mais uma vez, o reconhecimento internacional dos serviços de formação e educação em empreendedorismo da GesEvolution! Recordo que já em Agosto, tinha também sido ministrada formação no México, ao abrigo do mesmo protocolo de cooperação internacional.

Para obter mais informações sobre esta formação que decorre de 10 a 20 de Dezembro nas várias escolas do Cantão, consulte as informações sobre o “Primer Encuentro Internacional de Emprendimiento” de de Pimampiro, clicando aqui.


DIVERSOS

Leitura recomendada:

Código de Governo das Sociedades Norueguês
Recomendado pelo Blog O Governo das Sociedades da Abreu Advogados, este é o Código de Corporate Governance ao qual estão sujeitas as empresas cotadas Norueguesas e que visa assegurar à sociedade que as empresas possuem sistemas de controlo das competências e responsabilidades dos accionistas, administradores e gestão executiva.

Relatório Grant Thornton
Recomendado pelo mesmo blog, neste documento sobre Corporate Governance em Inglaterra, pode ver ler a avaliação das práticas de governance das empresas cotadas no FTSE 350.

CONTACTOS

Para sugestões e informações, contacte-nos através dos seguintes meios:

» E-mail: lgalveias[a]gesbanha.com
» Morada: R. 7 de Junho de 1759, n.º1, Lagoal; 2760-110 Caxias, Portugal
» Tel: +351 21 441 64 60
» Fax: +351 21 441 73 87




Gesbanha, SA
Gesventure, SA


Distinção atribuída
à Gesbanha, SA

» GESBANHA, S.A.
www.gesbanha.pt

A Gesbanha foi fundada em 1986, por Francisco Banha como empresa de prestação de serviços em contabilidade. Adquiriu entretanto competências em áreas complementares e que são hoje o core business da empresa, nomeadamente o cumprimento das regras de Corporate Governance através da implementação de uma adequada filosofia de business Process Outsourcing.

» GESVENTURE, S.A.
www.gesventure.pt

A Gesventure possui como actividade principal apoiar os Empreendedores no processo de Angariação de Capital de Risco, tendo concluído com êxito a obtenção de 17 milhões de euros. A Gesventure é associada da APCRI, fazendo parte do seu Comité de Estatísticas, e é responsável pela organização de um conjunto de Eventos evangelizadores do Empreendedorismo e do Capital de Risco. A Gesventure faz parte da Rede Europeia de Business Angels, é o parceiro português do EASY Project e possui diversas parcerias internacionais, sendo a mais recente um protocolo de colaboração com a sua congénere chinesa VCCHINA que irá permitir aos empreendedores portugueses beneficiarem de um veículo à entrada nos mercados do Sudeste Asiático.

» GESENTREPRENEUR, Lda.
www.gesentrepreneur.com

A GesEntrepreneur é uma empresa líder na educação em empreendedorismo inserida na rede da CG International, organização canadiana com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projectos de educação em empreendedorismo. Nos últimos três anos, actuou por todo o território nacional com um modelo de aprendizagem vencedor, baseado na alteração de comportamentos potenciadores de uma atitude mais empreendedora.

» GESEVOLUTION, Lda.

A GesEvolution actua ao nível do desenvolvimento pessoal e empresarial, apoiando os indivíduos e as organizações na aquisição de competências empreendedoras e na constituição e gestão diária do negócio. Sedeada em Penela, a GesEvolution assume como mercado primordial a zona centro do país, fazendo chegar a este novo mercado serviços que estavam antes limitados à zona geográfica de Lisboa.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt