Artigo “Criatividade”

Artigos de Opinião

Artigos de Opinião

Novo artigo do meu amigo Eugénio Viassa Monteiro, Professor da AESE, publicado hoje no Jornal i com o título “Criatividade”.

O forte impacte da crise nos últimos anos fez focar as atenções nas economias emergentes, onde a crise pouco se fez notar. Países chamados BRIC têm um importante vector de exportações, o que noutros tempos os teria afectado muito, mas quase os deixou incólumes. A Índia, em particular, que crescera a taxas de 9% nos anos anteriores à crise, aguentou-se a taxas aceitáveis nos anos posteriores. Onde está o seu segredo?

Apesar de uma razoável componente agrícola no seu PIB (cerca de 17% da riqueza, ocupando 52% da população activa), muito dependente da chuva das monções, o crescimento global é suportado pela prestação da indústria e sobretudo dos serviços. Acrescente-se a isso a expansão crescente do mercado interno. No último ano, os efeitos da paragem para se clarificar e levar aos tribunais os corruptos em muitos sectores (extracção de minérios, licenças 3G de telefonia móvel, etc.) fizeram declinar o crescimento, que se situou nos 5,5%. (…)


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt