Governo dos Açores realizou o concurso regional de empreendedorismo “IdeiAçores” em formato inovador

Diretora Regional da Educação, Fabíola Cardoso, à esquerda e Pilar Damião, Diretora Regional da Juventude, ao centro

Diretora Regional da Educação, Fabíola Cardoso, à esquerda e Pilar Damião, Diretora Regional da Juventude, ao centro

A Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião, esteve presente na V edição do Concurso Regional “IdeiAçores” que decorreu nos dias 27, 28 e 29 de maio, na Universidade dos Açores, no formato inovador de “Summer Camp”.

Para Pilar Damião, tanto o “know-how” como a mentalidade empreendedora incutida e trabalhada com os alunos ao longo do ano letivo e que culmina no IdeiAçores, “estimula o sentido crítico e a criatividade dos Jovens” tornando-os “muito mais aptos para compreender e ultrapassar os novos desafios sociais e económicos”.

A Diretora Regional da Juventude frisou, na 2ª visita de acompanhamento do programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso” à Escola Secundária da Ribeira Grande, que este projeto para além de já ser “uma força motriz capaz de incutir nos jovens os fatores de competitividade, associados à inovação, à tecnologia, à qualidade, ao marketing, à informação e à organização,” tornou-se um “instrumento central na criação de gerações mais argutas”.

Por seu lado, a Diretora Regional da Educação, Fabíola Cardoso, considerou esta iniciativa um “importante instrumento de mudança que as escolas de todos os níveis de ensino têm ao seu dispor”.

“A formação das nossas crianças e jovens em empreendedorismo é um instrumento de mudança muito relevante, pois precisamos de incentivar uma nova geração de açorianos a saber definir objetivos de vida, a projetar caminhos, a vencer obstáculos, a aceitar desafios”, sublinhou.

O concurso regional ” IdeiAçores” é o culminar do programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso”, um projeto do Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e Educação, em colaboração com a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA).

O programa, que este ano foi aplicado a 43 escolas da região e abrangeu 2500 alunos, visou incentivar a adoção de espírito de iniciativa e dinamismo através de uma abordagem diferente da que é feita através do ensino tradicional.

Recorde-se que, na presente edição, o projeto “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso” foi alargado ao 1ª ciclo de ensino, passando, desta forma, a abranger todos os níveis de ensino.

 

Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião

 

 

Diretora Regional da Educação, Fabíola Cardoso

 

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt