Final da 5ª Edição do Programa de Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra

Este domingo em Oliveira do Hospital assisti a uma verdadeira demonstração de cidadania por parte dos alunos do ensino secundário e profissional que participaram na final da 5ª Edição do Programa de Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra promovida pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra.

Jovens preocupados em contribuírem para a sustentabilidade da região em que se inserem e também a ambicionarem encontrar soluções que permitam a milhões de cidadãos de todo o mundo melhorarem o seu bem-estar pessoal, social e de saúde física.

Com o importante apoio dos seus professores e após meses de trabalho foi extremamente enriquecedor ver 18 grupos de jovens, que já tinham vencido as 18 finais municipais, terem a capacidade de comunicar de forma construtiva a sua vontade de participar ativamente na sociedade através da qualidade dos seus projetos.

Suportados, na sua generalidade, com a apresentação de protótipos os projetos finalistas cobriram necessidades que foram desde um gerador autossustentável, sem o auxílio de um motor a combustão, um carregador que interrompe o fornecimento de energia elétrica para o dispositivo, colete GPS que localiza os utilizadores em tempo real, APP que permite o contato mais imediato com bombeiros, pastel elaborado a partir dos subprodutos da produção de queijo e um inovador kit inteligente para insulinodependentes, que acabou por vencer esta final intermunicipal.

Envolvendo 1.540 alunos do ensino secundário e profissional, 97 turmas, 91 professores e 30 escolas esta iniciativa insere-se no objetivo de promover uma cultura empreendedora junto dos jovens nomeadamente o reforço da sua capacidade de transformar ideias em ação criativa bem como a capacidade de planear e gerir projetos de forma a atingir objetivos com impacto na região em termos económicos, sociais e ambientais, tendo sempre a preocupação com valores éticos e de boa governação.

Este programa pode ser seguido com mais detalhe em https://www.facebook.com/Empreendedorismo-CIM-RC-1670266743222140/?pnref=story

 

  • Clique para uma maior resolução
  • Final da 5ª Edição do Programa de Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra
  • Final da 5ª Edição do Programa de Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra
  • Final da 5ª Edição do Programa de Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra
  • Final da 5ª Edição do Programa de Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt