Na semana do empreendedorismo na Sertã, participaram no concurso de ideias os alunos do Agrupamento de Escolas da Sertã, os alunos licenciados tiveram formação em empreendedorismo e a comunidade em geral teve acesso a um colóquio sobre empreendedorismo e financiamento.
Esta semana do empreendedorismo foi promovida pela Câmara Municipal, com o apoio técnico de uma das minhas empresas, a GesEntrepreneur.
Aos jovens participantes, José Paulo Farinha, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, disse para estarem “preparados para enfrentar o mundo que vos espera”, pois “existe um desequilíbrio entre as vossas expectativas profissionais e a realidade do mercado”. Ao falar do emprego, o autarca disse que era “uma espécie em extinção” e por isso “nos dias de hoje é preciso pensar menos em emprego e mais trabalho”. “Esqueçam que o que é preciso é arranjar um bom emprego e entrar para o quadro da empresa e troquem-no pela possibilidade de virem a adquirir conhecimento que gere valor e competência”, aconselhou o edil. Este também sugeriu aos que possuem trabalho, experimentarem imaginar que são os donos da empresa onde trabalham, é um bom princípio para serem mais empreendedores no trabalho diário e assim, manterem o posto de trabalho.
Em Portugal, os entraves burocráticos, o risco, a economia e a falta de informação, dificultam o caminho aos que têm vontade de empreender. A ideia é por isso pensar como empreendedor e nunca abandonar um sonho.
Lêr mais em Rádio Condestável, 26.05.09
|