Business Plan vs Business Case

 

   Resposta do meu colega e sócio na Gesventure, Sérgio Póvoas a 2 perguntas que me chegaram e que podem elucidar muitas pessoas:

Quais são as diferenças entre Business Plan, Business Case Proactivo e Business 

Case Reactivo?

 

Falar de Business Case ou de Business Plan é em sentido lato a mesma coisa. Normalmente, e em Portugal, utiliza-se mais a primeira expressão para estudo de empresas/projectos já implementados e a segunda para empresas/projectos a implementar, mas ao nível da estrutura que devem possuir os princípios são os mesmos;

 

Nunca ouvi falar em BC proactivo e reactivo, mas suponho que o primeiro tenha a ver quando o mesmo é feito atempadamente ou seja à priori, de um investimento de um lançamento de empresa/produto, e o segundo à posteriori ou seja, para dar resposta a qualquer estratégia que correu menos bem e que por isso há que corrigir.

 

 

Na elaboração de um Businees Case quais são as dicas mais importantes para construir um bom documento?

Relativamente às dicas para a elaboração de um bom Business Case, deixo as mesmas que se aplicam para a elaboração de um bom Business Plan, ou seja, um documento consistente (que transmita ao mesmo tempo segurança e sonho), bem redigido e focado no negócio e na estratégia, de compreensível leitura, mensurável (onde se conheçam claramente todas as variáveis do negócio) e transparente (os elementos chaves do negócio/produto devidamente justificados). Ou por outras palavras um documento que toque nos 4Ms (Market, Money, Management & Magic).


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Recent Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt