Hora do Planeta 2009

 

 

http://www.wwf.pt/hora_do_planeta_2009/

No próximo dia 28 de Março, às 20H30, você tem um compromisso com o Planeta para demonstrar que a luta contra as Alterações Climáticas é possível.

Esta iniciativa, promovida pela WWF, envolve Cidadãos Comuns, Governos e Empresas numa acção conjunta que pretende sensibilizar os menos atentos para os efeitos nefastos do aquecimento global. Até ao momento, mais de 900 cidades em 80 países já se comprometeram a apagar as luzes dos seus edifícios mais emblemáticos.

 

Em Lisboa, o Cristo-Rei, a Ponte 25 de Abril, o Palácio de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão das Descobertas, o Castelo de São Jorge, os Paços do Concelho, o Museu da Electricidade e o Centro Cultural de Belém vão ficar às escuras como sinal de apoio à mensagem da Hora do Planeta.

 

A WWF pretende que a Hora do Planeta se converta na maior iniciativa de participação voluntária, em todo o mundo, na luta contra as alterações climáticas.

 

Quantos mais países, quantas mais cidades e pessoas assumirem este compromisso, mais será eficaz e clara a mensagem que se quer fazer passar aos líderes mundiais que se vão reunir na Cimeira de Copenhaga, em Dezembro de 2009: que elaborem medidas mitigadoras eficientes na protecção do nosso Planeta.

 

Nesta perspectiva, as associações e movimentos comunitários desempenham um papel fundamental na difusão da mensagem da Hora do Planeta e na sua adesão e sensibilização.

 

As empresas são fortes motores económicos e mecanismos de mudança na sociedade e, por isso, a mudança de mentalidade quanto à necessidade de se ter um pensamento sustentável deve ser liderado, entre outros agentes, pelas próprias empresas. Se por um lado elas são parte do problema, por outro são, igualmente, parte da solução.

 

Como pode colaborar a sua empresa?

  • Ajudando na divulgação da campanha Hora do Planeta entre os seus colaboradores e clientes;
  • Mudando o sistema de iluminação dos escritórios, optando pelo uso de lâmpadas de baixo consumo;
  • Se utilizar ar-condicionado, procure tê-lo nas temperaturas recomendadas: 23-25ºC no Verão e 20-22ºC no Inverno;
  • Instale equipamentos que tenham a opção de poupança de energia;
  • Faça um donativo à WWF Portugal para ajudar no seu trabalho na luta contra as Alterações Climáticas.

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

Um comentário a “Hora do Planeta 2009”

  1. Ecotretas says:

    Deviam de voltar todos para a Idade Média. E não acendam velas, porque elas emitem muito CO2!
    Ecotretas

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt