Como actuam os Business Angels

Os Business Angels actuam, regra geral, de forma mais interventiva do que as Sociedades de Capital de Risco, contribuindo com a parte Smart do Money que referi antes.

No entanto, o negócio é e deve ser gerido pelos empreendedores que são os verdadeiros líderes do projecto.

Os Business Angels acabam por funcionar como um ponto de controlo, com especial atenção para que o plano de negócios seja respeitado e os interesses iniciais de ambas as partes venham a ser cumpridos.

Para os empreendedores o interesse prevalecente é, geralmente, o sucesso do negócio.

Já para os investidores, é preciso que haja sucesso mas é também necessário que haja uma clara valorização do projecto para que este possa, após um determinado período – que pode ser pré-acordado com os empreendedores – abandonar o negócio vendendo-o aos empreendedores, novos investidores ou empresas do mercado e aplicar o dinheiro realizado em novas oportunidades emergentes.

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt