Novo Tratado Ecológico Global, PNUMA

"Em inícios de Fevereiro, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) convocou alguns dos principais economistas mundiais para uma reunião na sede da ONU, em Nova Iorque, onde foi traçada uma estratégia para um Novo Tratado Ecológico Global, adaptado aos diferentes desafios de cada país, para ajudar os governantes de todo o mundo a delinearem pacotes de estímulo económico que funcionem em várias frentes.

 

O Novo Tratado Ecológico Global, que o PNUMA lançou como conceito em Outubro de 2008, é uma resposta às actuais dificuldades da economia. Se estes pacotes de estímulo orçamental forem atribuídos com discernimento, poderão dar origem a tendências abrangentes e transformacionais, criando condições para uma Economia Verde mais sustentável, tão necessária no século XXI.

Os biliões de dólares que foram mobilizados para fazer face à actual crise financeira, de par com os biliões de dólares dos investidores estão à espera de aplicar, constituem uma oportunidade que era impensável há 12 meses: a oportunidade de adoptar uma via mais eficiente e inteligente em matéria de recursos, capaz de lidar com um vasto leque de problemas, das alterações climáticas à escassez de recursos naturais, passando pela penúria de água e pela perda de biodiversidade.

 

Injectar cegamente os milhares de milhões de dólares dos actuais planos de resgate de indústrias obsoletas e de modelos económicos esgotados será um terrível desperdício de dinheiro e hipotecará o futuro dos nossos filhos. Os dirigentes mundiais devem, em vez disso, aproveitar a ocasião para investirem na inovação, promoverem empresas sustentáveis e incentivarem novos padrões de emprego decente e duradouro."

 

Achim Steiner, vice-secretário geral da ONU, é director executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

 

© Project Syndicate, 2008.
www.project-syndicate.org
Tradução: Carla Pedro


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Recent Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt