Dicas para Eco-Empreender

1. Fogões solares: mais saúde, melhor ambiente

O eco-negócio tem como característica principal a sua capacidade de dar resposta a problemas ambientais. É um negócio inovador pois conquista novos mercados, cria novos produtos/ serviços, mobiliza novos recursos, constituindo-se num verdadeiro desafio.

Por outro lado, o eco-negócio alia a protecção ambiental às competências, interesses e recursos pessoais e da organização, não deixando de satisfazer necessidades do mercado.

O homem tem necessidade intrínseca de se alimentar, cozinhando os seus alimentos e esterilizando água. A forma como o faz é que pode ser mais amiga do ambiente, se utilizar um fogão solar.

Os fogões tradicionais são poluentes, a exposição prolongada ao fumo pode levar a doenças e, paralelamente, a queima progressiva de madeira pode levar à desflorestação.

O fogão solar, que pode ser em caixa ou painel, reflecte a luz do sol numa superfície plana, focalizando calor suficiente para cozinhar alimentos e aquecer água. Este fogão é extremamente simples: qualquer pessoa o pode construir, exige apenas cartão, alumínio e vidro; é portátil de uma funcionalidade muito simples. É eficaz: coze e assa alimentos, ferve água.

Sublinhe-se que a cozinha solar se adapta às várias culturas e gastronomias o que, per se, possui um tremendo potencial de vendas à escala global.

O fogão solar existe desde os anos 70, contudo, no Ocidente tem sido associado aos países em vias de desenvolvimento, dada a sua simplicidade e, sobretudo, parco (ou mesmo nulo) design (ver imagem).

As possibilidades de reinventar o fogão solar são inúmeras, começando pelos seus materiais e acabando no seu design e estética.

O fogão solar pode mudar a vida a milhares de pessoas nos países em vias de desenvolvimento, evitando que percorram Km para apanhar madeira e depois a queimarem, empobrecendo a floresta e potenciando problemas de saúde devido à inalação de fumos. No mundo ocidental, o forno solar tem um enorme potencial no mercado de lazer, sendo uma óptima alternativa no campismo, praia, férias, caravanismo.

O fogão solar é uma eco-ideia de negócio, uma vez que respeita o ambiente e satisfaz uma necessidade de mercado e gera mudança comportamental.

Links úteis:

 

http://www.ajc.pt/cienciaj/n10/avulso.php3

 

www.solarcooking.org

 

– Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=kbJ6K3GIkKY

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt