Videojogos+exercício= Ginásio do Futuro

Consegue imaginar um ginásio para crianças que alie o videojogo ao exercício físico? Está a imaginar uma criança de consola na mão e, ao mesmo tempo, a pedalar vertiginosamente? O NexGym é assim!

A obesidade infantil é por muitos considerada a “epidemia do século XXI” e os videojogos costumam ser acusados de sedentarizar as crianças ao sofá e a um estilo de vida pouco saudável.

Foi aliando exercício físico a videojogos que surgiu, há um ano, o NexGym em Portugal. Esta ideia, vinda dos EUA, defende que os jogos de vídeo ajudam ao desenvolvimento cognitivo das crianças, bem como à sua capacidade de concentração e socialização.

Neste ginásio no Lumiar, único em Portugal, as crianças para manter um ecrã ligado têm de se mexer. Para competirem numa corrida de carros têm de pedalar vigorosamente numa bicicleta. Para cantarem ou tocarem guitarra têm de estar sobre uma plataforma mole, que as obriga a treinar o equilíbrio.

José Júlio Carvalho, responsável pelo NexGym, afirma que as actividades desenvolvidas neste curioso ginásio levam ao convívio da criança com outras da sua faixa etária, abrindo-lhe horizontes e estimulando-a a experimentar novas actividades.

O NexGym pode ser frequentado por crianças entre os 3 e os 17 anos, incluindo crianças com necessidades especiais (há equipamento para essas situações). Existem personal trainers para trabalhar com as crianças com dificuldades motoras e para adaptar o treino a crianças que já treinem determinado desporto. E basta que as crianças usem a roupa e ténis do dia-a-dia, desde que sejam confortáveis.

O NexGym, segundo José Júlio Carvalho, tem tido uma boa aceitação e chega a ter mais de 200 crianças por semana. Ainda sem datas definidas, o objectivo é haver um NexGym por cada capital de distrito.

Veja mais em http://www.nexgym.eu/

Fonte: “BIT- Tecnologia para Todos”, Setembro 2009

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt