Homenagem ao Empresário António Mourato

 

No passado dia 15, tive o privilégio de estar presente no jantar de homenagem ao meu amigo e pai profissional, Sr. António Mourato (na foto, canto superior direito, de pé,no jantar de Natal do Grupo GesBanha). De facto, o percurso empresarial e profissional do Sr. Mourato merece-me o maior respeito, consideração e reconhecimento, pois ao ter tido a sorte de me cruzar com ele no decurso desse mesmo percurso empreendedor, construí tudo o que consegui até este momento. Foi um momento único e particularmente emotivo, conforme se poderá depreender do bonito texto de homenagem que os filhos, genro, colaboradores e amigos lhe dedicaram e que passo a dar a conhecer:

A TI, MOURATO

Corre um sussurro! Não posso acreditar! O Homem que me criou resolveu libertar-se de mim!

O tempo voa, mas as memórias ficam e as obras permanecem! Mas se é verdade que partes, não vás sem antes ouvires, também em jeito de sussurro, umas palavras que te quero dirigir!

Eu só fui possível porque a tua perseverança, a tua vontade destemida de “contrariar ventos” me tornou realidade. Mostraste com a tua garra que, às vezes, os sonhos são possíveis. E revelaste contudo sabedoria de saber como se faz- arriscando! Cortando com a realidade adquirida, “pobrezinha”, e arriscando!

Ao longo deste tempo nunca me perdeste de vista! Trabalhaste, investiste, empenhaste-te para que eu pudesse ser mais que um sonho concretizado, para que eu prestasse um contributo válido no meio em que me inseriste.

E lideraste! Lideraste um projecto de fazer e como fazer; de ensinar, aprendendo; de cultivar percursos e experiências que me permitissem crescer, amadurecer, “voar” mais além.

Estendeste as tuas mãos àqueles que me poderiam ajudar, desenvolvendo-me; mas com isso auxiliaste-os, permitindo que se transformassem em agentes produtivos interessados e qualificados.

E incutiste-me, incutindo-lhes, o teu espírito empreendedor, sempre “à espreita” de novos desafios que resultassem em pleno e que assegurassem, não só a minha longevidade, mas também o respeito e o reconhecimento de todos aqueles para quem passei a ser uma referência.

Agora que partes, não vás sem perceber  que o teu braço ficará para sempre a envolver-me.

Todos os teus continuadores sabem disso, reconhecem-no e valorizam-no! E eu fico tranquila, porque sei que daqui a muitos anos ainda terei o teu “cheiro”.

Mourato, agora que partes, não leves só as tuas coisas, leva contigo a gratidão desta tua Empresa e a certeza de que permanecerás para sempre no seu coração!

Mouralina, 4EMES, GesMétodo, UltraTécnica

 

 

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt