Ano Novo, Vida Nova

Na passagem de ano já nos habituámos a que mudem preços, salários, regras, orçamento. Como é que estas mudanças irão afectar a nossa vida pessoal, a nossa família e as nossas empresas?

Como seria de esperar, a taxa de desemprego vai aumentar, bem como os combustíveis, a electricidade e o café. Por outro lado, o salário mínimo nacional e as pensões vão sofrer um aumento. Pão, leite, transportes públicos, táxis, portagens e telecomunicações móveis vão manter os preços de 2009; já as comunicações de rede fixa, por seu turno, vão ver o seu custo reduzido.

Nas empresas, especialmente nas PME, vão-se sentir grandes mudanças em 2010 com o fim do Pagamento Especial Por Conta e a redução do Pagamento Por Conta, porém a grande revolução nas empresas vai ser a substituição do POC- Plano Oficial de Contas, em vigor desde 1977, pelo SNC- Sistema de Normalização Contabilística.

O Orçamento de Estado está ainda longe de ser aprovado, mas são expectáveis benefícios fiscais para empresas localizadas no interior e para os business angels.

Saiba mais em http://economico.sapo.pt/noticias/o-que-vai-mudar-na-vida-das-empresas-e-familias_77610.html

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt