Como deve o Líder desenvolver competências na sua equipa?

Em primeiro lugar, importa reconhecer que as competências fazem parte do compósito do conhecimento humano que serve os propósitos produtivos das nossas empresas. Conhecimento, capacidades, competências e atitudes podem ser moldados na sua empresa com as seguintes dicas, provenientes da minha experiência:

• Escutar, motivar, valorizar, facilitar e aplicar as ideias que as equipas apresentam;

• Criar um ambiente participativo onde todos contribuem para uma melhoria de processos;

• Fomentar um ambiente de constante aprimoramento organizacional;

• Avaliar, em conjunto, ideias não eficazes para que haja um entendimento geral e não se gere frustração ou falta de estímulo;

• Realizar reuniões periódicas de modo a estimular o desenvolvimento de novas ideias nas equipas;

• Fazer sessões de brainstorming, promovendo a criatividade e elaborando manuais organizacionais de processos administrativos/ contabilísticos que contribuam para a melhoria contínua do desempenho global da sua empresa.

O factor fundamental para o sucesso estratégico tem a ver com as pessoas!

Pessoas criativas- todos o são, mesmo que o desconheçam –  questionam o status quo e trabalham para melhorar os processos. A aprendizagem contínua é a base da inovação e da criatividade- Learning and Growth.

Um Líder que consiga que a sua organização encoraje as pessoas a expressarem as suas ideias, sustenta o seu sucesso. Estas ideias são vitais porque vêm de experts, ou seja, de pessoas que estão diariamente envolvidas nos processos. A melhoria dos processos leva a produtos e serviços de maior qualidade que, por sua vez, conduzem à satisfação do cliente. Clientes satisfeitos levam a melhores resultados- também financeiros!

 

 

 

(Excerto adaptado da minha intervenção no Fórum “Liderazo Directivo: desarrollo de equipos y organizaciones- Qué liderazgo necessitamos?”, organizado pelo ITAE, prestigiada Escola de Negócios de Espanha, no passado dia 11 de Novembro)

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt